O PlayStation 4 vai ganhar uma grande atualização de sistema em breve, e a Sony detalhou algumas das novidades que serão incluídas na versão 5.50 do console. Entre os destaques estão um novo modo que melhora a qualidade de imagem do PS4 Pro em TVs que não são 4K, um recurso de controle de tempo de jogo para crianças, e também algumas novidades na exibição da biblioteca de games.

Abaixo separamos sete novidades da futura atualização do PS4. Quem faz parte do programa beta do console já começou a receber a nova versão do sistema operacional, mas a Sony ainda não deu uma previsão de quando as novidades vão ser liberadas para todos os donos do console

publicidade

1. PlayStation 4 Pro melhora qualidade de jogos em TVs Full HD

Um recurso presente no Xbox One X agora também vai chegar ao PlayStation 4 Pro: quem tiver uma TV Full HD ou inferior vai poder aproveitar mais a potência extra da versão mais robusta do console.

publicidade

A Sony anunciou o modo supersampling. Nele, jogos que receberam patches para o PS4 Pro são exibidos com melhor qualidade de imagem mesmo em TVs que não sejam 4K, igual ao que ocorre a versão mais potente do console da Microsoft.

A fabricante descreve o recurso da seguinte forma:

publicidade

“No modo supersampling, jogos que renderizam para uma resolução maior quando conectados à uma TV 4K irão diminuir a resolução para a da HDTV – permitindo aos donos de um PS4 Pro aproveitaram o benefício de uma imagem mais nítida mesmo se não tiverem uma TV 4K. Alguns jogos já possuem benefícios de ‘supersampling’ como parte de suas ‘Melhorias PS4 Pro’, mas este novo modo pode fazer o mesmo por jogos que não possuem estas características.”

2. Acesso mais fácil a jogos comprados

publicidade

Dentro da biblioteca do console, o PS4 vai ganhar uma nova aba chamada “Comprados”. Como o nome sugere, ela exibe todos os jogos que foram comprados pelo usuário do console, facilitando na hora de saber o que já foi adquirido mas ainda não foi baixado para a memória interna do PS4.

3. Gerenciamento de notificações

As notificações vão ficar mais organizadas: o PS4 vai ganhar a opção de apagar uma ou várias notificações antigas de uma vez. Para isso, o usuário só vai precisar entrar nas notificações e pressionar o botão triângulo para encontrar um menu com a opção de selecionar uma ou várias notificações que quiser apagar.

4. Esconder apps

De vez em quando usuários querem esconder certos jogos ou apps que tenham sido comprados para que eles não apareçam mais na biblioteca do console. Até agora isso não é possível, mas a partir da versão 5.50 do firmware do console será.

Dentro da aba “Comprados” na biblioteca, o usuário vai encontrar nas opções a possibilidade de esconder conteúdo. Pode ser bastante útil para que versões beta e demos que não vão mais ser usados não fiquem aparecendo o tempo inteiro entre os jogos.

5. Papéis de parede via USB

Os papéis de parede vão ser personalizados de maneira mais simples na próxima versão do sistema do PS4. A Sony vai adicionar a opção de importar imagens que estejam dentro de um dispositivo USB conectado ao console. Assim, o usuário vai poder colocar fotografias ou qualquer outra imagem que quiser como plano de fundo do console.

6. Novidades de controle parental

Pais preocupados com o tempo que os filhos passam na frente do console vão ter mais controle sobre isso. A nova versão do firmware do PS4 adicionará um recurso chamado Gerenciamento de Tempo de Jogo. Ele permite tanto determinar uma janela de horário para a criança poder jogar, quanto um tempo máximo que ela pode passar na frente do console.

Assim, se os pais definirem que a criança só pode passar uma hora na frente do videogame, eles podem tanto definir isso pelo próprio PS4 quanto pelo PC ou smartphone. A criança vai receber notificações avisando quanto tempo resta até a sessão terminar, e, quando chegar a hora certa, a atividade será encerrada.

Também vai dar para definir que a criança só jogue no período da tarde ou da noite por exemplo, e ela será avisada da mesma maneira quando a atividade estiver para ser encerrada.

7. Mudanças no Quick Menu

O Quick Menu também ganhou melhorias que eram pedidas por usuários. Uma aba “Amigos” foi adicionada com a lista de amigos e informações sobre quem está online, para facilitar na hora de chamar alguém para jogar.

Além disso, quem usa o PlayStation 4 para reprodução de mídia vai ter acesso rápido ao Spotify ou ao Media Player a partir do menu rápido.