O sistema operacional do Xbox One vai ganhar algumas novidades. A Microsoft listou em seu site oficial cinco novos recursos que vão ser implementados na plataforma do console a partir de maio, quando a grande próxima atualização do sistema será liberada aos jogadores.

A versão 1805 do sistema do Xbox One já está disponível para usuários do programa Xbox Alpha Insiders e traz alguns recursos bem interessantes, como suporte a taxa de atualização de 120 Hz em TVs e monitores compatíveis com a tecnologia, e uma nova opção para organizar jogos e apps na tela inicial do console.

Confira abaixo quatro das novidades anunciadas pela Microsoft para a próxima versão do sistema operacional do Xbox One.

Suporte a 120 Hz

publicidade

Algumas TVs e monitores modernos contam com a opção de taxa de atualização de 120 Hz – na prática, a imagem exibida é renovada com mais frequência do que aparelhos em 60 Hz. A partir de maio, o Xbox One vai ser compatível com essa tecnologia.

O recurso vai poder ser ativado nas configurações do console, no mesmo lugar em que o usuário pode escolher a resolução da imagem – e que, desde a última grande atualização do Xbox One, passou a oferecer 1440p como opção aos usuários do console.

Grupos de jogos ou apps

A organização dos diversos apps e jogos no console vai ficar mais fácil com uma nova ferramenta que agrupa diferentes softwares. De acordo com a Microsoft, o recurso permite criar diversas coleções de conteúdo instalado no console.

É possível, por exemplo, marcar jogos que o jogador fez 100%, e todos vão aparecer em um mesmo grupo. Como o recurso é vinculado à conta do usuário, as coleções podem ser sincronizadas em diversos consoles diferentes.

Edição de vídeo

Para facilitar o compartilhamento de vídeos com serviços como o Twitter, o Xbox One vai ganhar uma ferramenta de edição simples de vídeo. Com ela, vai ser possível cortar vídeos capturados dentro do console sem precisar acessar nenhum software adicional para isso.

Recursos de família

O controle parental vai ser reforçado no Xbox One. Uma nova área chamada “Detalhes” vai oferecer informações sobre todas as contas registradas em um console, permitindo aos pais gerenciar com facilidade o que os filhos consomem quando estão à frente da TV.