No dia 10 de dezembro de 1993, um dos mais importantes games da história era lançado: Doom, que revolucionou os jogos de tiro com a perspectiva em primeira pessoa e ação desenfreada. Agora, 25 anos depois, o criador de “Doom” anunciou um novo pacote de expansão para o game original.

O designer John Romero aproveitou o aniversário de 25 anos da sua criação para anunciar conteúdo novo para o game. Através da sua própria desenvolvedora, a Romero Games, o designer vai lançar um pacote de expansão com 18 novos estágios para “Doom”, incluindo 9 no modo single player e 9 para partidas multiplayer.

publicidade

Romero diz que o pacote consiste no quinto episódio da história de Doom – os quatro primeiros foram lançados durante os anos 1990 e podem ser jogados em “Ultimate Doom”. Chamado “Sigil”, ele começa de onde o episódio anterior parou e vai ser disponibilizado em fevereiro do ano que vem gratuitamente para todo mundo que tem a versão original de Doom de 1993 registrada.

Nos Estados Unidos, a expansão ainda vai ser lançada em versão física limitada, custando entre US$ 40 e US$ 166.

publicidade

25 anos de uma lenda

publicidade

É inquestionável que “Doom” seja um dos jogos mais importantes da história: desde o seu lançamento original no DOS, em 1993, ele influenciou diversos outros desenvolvedores, seja na produção de mods para “Doom” ou então na criação de outros jogos com mecânicas similares.

Por mais simples que “Doom” pareça hoje em dia, o game era bastante inovador na época do seu lançamento: as batalhas contra demônios em Marte e no inferno contavam com ação frenética em primeira pessoa de uma maneira pouco vista até então, e a técnica usada para criar um cenário tridimensional foi altamente criativa diante das limitações do hardware da época. A trilha sonora com heavy metal também contribuiu bastante para o jogo se tornar popular.

publicidade

“Doom” também é sempre um dos primeiros jogos que a cena de homebrew (desenvolvimento caseiro) tenta adaptar para diversos dispositivos – seja um console moderno, um Apple Watch, ou até mesmo uma calculadora básica.

A popularidade constante da versão original de “Doom” ao longo dessas duas décadas ajudou a manter a franquia relevante mesmo em tempos atuais. Em 2016, a iD Software lançou um reboot chamado apenas “Doom” para PC, Xbox One e PlayStation 4 (e, um tempo depois, também para o Nintendo Switch). Agora uma sequência chamada “Doom Eternal” está em desenvolvimento para as mesmas plataformas com previsão de lançamento para 2019.