Um novo golpe utilizando o nome dos Correios circula na Internet. De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, criminosos estão distribuindo um malware através de e-mails falsos sobre entregas de encomendas. Trata-se de uma tentativa de phishing, na qual bandidos usam softwares falsos para roubar informações dos usuários.

Segundo a Trend Micro, o falso e-mail contendo o malware apresenta uma mensagem sobre uma tentativa malsucedida de entrega no endereço do usuário. Ao clicar no link da mensagem, a pessoa é levada a uma página onde será feito um download de um arquivo compactado no formato ZIP. A infecção ocorrerá caso o usuário abra o ficheiro baixado.

Até o momento, os pesquisadores da Trend Micro acreditam que milhares de computadores já foram infectados pela ameaça. Além disso, o golpe já teria infectado mais de 450 empresas diferentes, segundo a publicação do UOL.

Por fim, a recomendação da empresa de segurança é que os internautas brasileiros fiquem atentos a qualquer mensagem se passando pelos Correios. Alguns indicativos de ameaças podem ser a presença de números e caracteres aleatórios no endereço do remetente, erros de português no corpo da mensagem e arquivos com nomes genéricos.

publicidade

-> Como rastrear encomendas no site e aplicativos dos Correios