Yoshitaka Sakurada é político de carreira no Japão e desde outubro é um dos ministros do líder Shinzo Abe responsáveis pelas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Mais especificamente, ele é líder do setor que vai cuidar da cibersegurança do evento.

Mas num encontro com parlamentares reportado pela agência Kyodo (via Reuters), Sakurada admitiu que nunca usou um computador na vida. “Me tornei independente aos 25 anos e, desde então, eu tenho apenas instruído minha equipe a fazer esse tipo de coisa”, afirmou.

publicidade

Sakurada tem 68 anos e sua declaração despertou críticas no Japão. Masato Imai, político do Partido Democrático, disse: “Acho inacreditável que alguém responsável por medidas de segurança cibernética nunca tenha usado um computador”.

A isto, Sakurada respondeu que outros líderes do departamento de cibersegurança do comitê olímpico tinham a experiência necessária com computadores, e que ele estava confiante de que não haveria problemas por conta da sua própria inexperiência.

publicidade

Em seguida, na mesma reunião, o ministro teve dificuldade para responder a uma pergunta sobre riscos de cibersegurança em estações de energia nuclear do país. Segundo o The Guardian, ele teve problemas para entender o “conceito de um dispositivo USB”.