Os cibercriminosos estão sempre buscando novas maneiras de infectar os dispositivos das vítimas. Segundo informações do ZDNet, um malware foi distribuído para milhares de usuários do Android através de aplicativos de leitura de QR Code.

O malware foi escondido na Google Play Store disfarçado de sete aplicativos diferentes, sendo seis leitores QR e um de bússola inteligente, e contornou as verificações de segurança, ocultando sua verdadeira intenção com uma combinação de codificações inteligentes.

Descoberto pelos pesquisadores da SophosLabs, acredita-se que o vírus tenha infectado, pelo menos, um milhão de usuários. Porém, o número pode ser bem maior, pois um dos aplicativos maliciosos foi baixado 500 mil vezes antes de ser identificado.

Após a instalação, o malware de adware aguarda seis horas antes de começar a exibir anúncios para o usuário. Com isso, o malware gera receita através de cliques para os cibercriminosos. A SophosLabs informou o Google sobre os aplicativos maliciosos e a empresa já os retirou da Play Store.