Google e Microsoft anunciaram a descoberta de mais uma falha grave em processadores de PCs. Batizada de “Speculative Store Bypass (variant 4)”, a vulnerabilidade é similar à Spectre e explora uma técnica do chip chamada de “execução especulativa”. As correções serão liberadas na forma de atualização do sistema operacional e do firmware, sendo que esta última pode impactar no desempenho do computador.

De acordo com a publicação do The Verge, a Microsoft já está trabalhando com a Intel e as fabricantes parceiras para a liberação das correções necessárias. No que diz respeito ao software, navegadores como o Chrome, Safari e Edge já estariam protegidos contra a nova falha graças à liberação do pacote de correção do Meltdown no início do ano. A dona do Windows disse ainda que já liberou as correções para o sistema e que continuará trabalhando em pacotes de correões, se necessário.

publicidade

Já no que diz respeito ao firmware, a Intel ainda trabalha para entregar a atualização necessária. A empresa, inclusive, já teria liberado uma correção prévia para as fabricantes parceiras e espera que a pacote final seja liberado nas próximas semanas. O grande problema, porém, é que o update deve causar um impacto de 2 a 8% na performance dos processadores.

Por causa disso, a Intel revela que a atualização será distribuída e, por padrão, ficará desabilitada nos computadores do usuário. Ou seja, o usuário terá que escolher se deseja ficar protegido e ver a performance do seu PC ser reduzida ou se prefere ficar vulnerável e aproveitar o desempenho máximo da sua máquina. É possível que a falha não seja tão emergencial quanto outras, e a própria Microsoft afirmou que não há indícios de que ela tenha sido explorada, mas esta não deixa de ser uma situação atípica.

publicidade

Os últimos meses tem sido bastante turbulentos para fabricantes de processadores, especialmente a Intel. Em janeiro, duas falhas graves que afetariam todos os processadores lançados pela empresa nos últimos 10 anos foram reveladas. Confira um tutorial para saber como se proteger do Spectre e Meltdown.

A divulgação, inclusive, fez a Intel alterar o seu processo de fabricação para lançar novos chips imunes aos problemas. Os componentes, da oitava geração de processadores da marca, devem chegar na segunda metade do ano. No entanto, ao que tudo indica, é possível que novas falhas sejam descobertas até lá.

publicidade