Promessas de ganhar dinheiro navegando na internet normalmente fazem parte de golpes. A não ser no caso de um novo programa de recompensa a caça de bugs criado pela Mozilla. Com ele, usuários do Firefox podem ser pagos por bugs detectados automaticamente durante o uso do browser.

A Mozilla criou uma versão especial do navegador Firefox feita para vasculhar potenciais falhas de segurança. Nela, quando o navegador detecta um erro, envia as informações para a Mozilla. A fundação então analisa a vulnerabilidade e, se considerar que ela é de fato uma ameaça e que pode ser corrigida por seus engenheiros, recompensa o usuário do navegador em dinheiro.

O projeto se chama ASan Nightly, e mora dentro de uma build do Firefox lançada por enquanto apenas no Linux. Uma ferramenta inserida no browser consegue identificar quando o usuário abre uma página que usa um código ou script que pode ativar um bug do navegador. Assim, ele não precisa fazer nada além de simplesmente visitar sites e serviços que costuma visitar normalmente, ao mesmo tempo que ajuda os desenvolvedores a melhorar a segurança do navegador.

A Mozilla diz que vai incluir todos os usuários do Firefox ASan Nightly dentro do programa Bugzilla, que já paga recompensa em dinheiro para quem encontra falhas. A fundação vai considerar apenas erros com implicações de segurança e que ainda não tenham sido reportadas por outros caçadores de bugs. Os valores pagos começam em US$ 500 para falhas consideradas moderadas, ou US$ 3 mil para as consideradas críticas.

publicidade

Além de só estar disponível no Linux por enquanto, o navegador exige um computador bastante potente para rodar: é preciso ter a partir de 16 GB de RAM. A Mozilla planeja lançar versões para Windows e macOS no futuro. Interessados em fazer parte do programa podem baixar o browser pelo site oficial da Mozilla.