Além das funções óbvias de realizar chamadas, lidar com mensagens e obter aplicativos das mais variadas utilidades, os smartphone Android também podem ser muito úteis como ferramenta para emergências.

Primeiro, há uma função um tanto escondida e pouco utilizada no Android, que leva o nome de “informações de emergência”. Para acessa-la você deve ir em “Configurações”, escolher a opção “Usuários e contas” e, por fim, clicar em “Informações de emergência”.

publicidade

Dependendo do fabricante do celular, o Android pode vir customizado e os nomes das opções podem não ser exatamente essas, porém, são semelhantes e também apenas 3 passos para chegar ao item informações de emergência.

Na tela que aparece, você insere dados como tipo sanguíneo, medicações que toma, observações médicas, alergias e endereço. E, o mais importante, adiciona um contato ou mais para chamada de emergência.

publicidade

Reprodução

Depois de inseridos esses dados, a tela de bloqueio ganha a palavra “emergência”, escrita com tamanho bem discreto na parte inferior da tela. A partir daqui a coisa fica óbvia; qualquer pessoa que clicar nessa palavra terá acesso a seus dados médicos, endereço e também poderá ligar para o contato de emergência sem precisar desbloquear a tela.

publicidade

Claro que qualquer outrasfunções e apps estão bloqueados. De qualquer forma, a função emergência é útil para casos de acidentes para entrar em contato com algum familiar ou, se não for possível, ao menos seus dados médicos estarão disponíveis para situações mais críticas.

Aplicativo: Contatos de confiança

Além da opção de emergência interna do Android, podemos utilizar um app do Google chamado “Contatos de confiança”. Com ele, pode-se adicionar até 6 membros da família ou amigos. Eles não precisam ter o app instalado, pois vão receber alertas via browser, porém, é recomendado que todos os membros envolvidos instalem, pois a usabilidade e velocidade das informações acabam sendo melhores do que usar o navegador.

publicidade

Em casos de emergência, as opções são mais amplas do que a primeira dica: você pode compartilhar seu local com os familiares escolhidos; eles também podem solicitar sua localização e, se estiver tudo bem você não precisa aceitar. O mapa utilizado é o mesmo do Google Maps, bem conhecido de todos e, portanto, fácil de identificar a localização exata.

Reprodução

E aqui está o pulo do gato desse app: caso você não possa responder no momento, justamente porque está em uma situação crítica, o aplicativo responde automaticamente a uma solicitação depois de um tempo previamente determinado nas configurações. Isso é muito útil pois, em uma situação que a pessoa não possa responder, seus familiares sempre terão uma resposta do programa. É uma boa dica também para os pais de adolescentes saberem onde andam seus filhos. 

Importante dizer que o próprio Google maps já tem a função para compartilhar localização. Porém, não há opção para responder a uma solicitação automaticamente como o app citado. Porém, também pode ser útil se você quiser compartilhar seu local atual.

Baixe o app “Contatos de Confiança” na Play Store