Cuidado onde clica: um bug no WebKit, o motor de renderização usado no Safari e em apps do iOS para carregar páginas, faz com que os iPhones travem e reiniciem ao abrir um site ou aplicativo com um código malicioso. A falha foi descoberta por Sabri Haddouche, pesquisador de segurança que trabalha com o app de mensagens Wire.

A falha não compromete dados dos usuários afetados, provocando apenas uma certa dor de cabeça e perda de tempo. O problema é causado pela incapacidade do WebKit de lidar com certos elementos CSS em um código HTML. Um site que contenha determinadas tags dentro de uma propriedade específica faz com que o navegador sobrecarregue o aparelho, que reinicia.

publicidade

De acordo com o Hacker News, o bug atinge também o Chrome e o Edge nos Macs e iPhones, além do Safari e do Mail. O Firefox não é afetado pois não usa a mesma engine de renderização dos outros programas. Usuários de Android, Windows e Linux também estão imunes.

Assim, se receber algum link estranho por WhatsApp ou no Facebook, evite clicar para não ser vítima do bug – e também porque pode ser um golpe, como já explicamos por aqui.

publicidade