Perder ou ter o celular roubado é uma dor de cabeça. E se ele tiver muitas fotos pessoais pode ser pior ainda. E mesmo sem perder o smartphone, talvez você não queira que certas pessoas fiquem olhando suas fotos. Bom, pelo menos algumas delas.

Por isso, se você tem um smartphone Android, pode aproveitar para utilizar um o PhotoGuard, um aplicativo que promete proteger suas fotos e vídeos com criptografia de padrão militar. Ou seja, eles não brincam em serviço. E o que é melhor: ele é gratuito!

publicidade

Como utilizar o PhotoGuard

Para utilizar o app, basta registrar um sistema de bloqueio (PIN, senha ou padrão de pontos) e importar da galeria todas as fotos e vídeos que você deseja que desapareçam da galeria do seu celular. Dessa forma, somente quem conhece os meio de acesso pode visualizar o conteúdo salvo no aplicativo. 

Todas as imagens salvas no PhotoGuard são protegidas com criptografia AES-256 que, como foi dito logo acima, é de nível militar. Para efeito de comparação, trata-se da mesma tecnologia usada pelo WhatsApp para criptografar nossas conversas. Em outras palavras, ela é realizada localmente, ou seja, nenhuma das imagens é carregada em um servidor na nuvem.

publicidade

Para adicionar imagens no app, clique no botão quadrado com a pequena seta na área superior direita e escolha quantas imagens e vídeos quiser. Espere até que eles estejam criptografados e prontos. Você também pode tirar fotos e gravar clipes com a câmera do aplicativo, que manterá esse mesmo nível de proteção no conteúdo produzido.

Reprodução

publicidade

Para remover qualquer arquivo e devolvê-lo à galeria, basta clicar nele, pressionar o mesmo botão que você pressionou para importá-lo e selecionar “Sim”. A foto retornará à pasta pública na qual ela foi originalmente salva e aparecerá no aplicativo da galeria que você usa.

Reprodução

publicidade

Dentro do próprio aplicativo é possível criar álbuns que não são apenas criptografados, mas podem ser protegidos com outra senha. Ou seja, eles têm uma segurança dupla. Da mesma forma, se você preferir acessar o aplicativo usando sua impressão digital, basta abrir o menu, selecionar “Configurações” e marcar a opção “Desbloquear com impressão digital”.

Reprodução

No segmento de XDA aberto pelo desenvolvedor, observa-se que “em breve haverá sincronização com o Google Drive e outros serviços na nuvem”. Da mesma forma, diz que, embora o aplicativo tenha um serviço premium para remover anúncios, no momento eles não são ativados.” Portanto, até o momento, é gratuito.