O YouTube é uma das plataformas favoritas da internet para se assistir conteúdos variados em vídeo para entretenimento. Com o passar do tempo, o Google sempre implementa novos recursos, para que seus utilizadores possam estar mais no controle sobre o que estão assistindo.

Apesar de ver vídeos muito interessantes, algumas vezes o seu conteúdo tem um ritmo que talvez não seja o apropriado para você, assim acelerar ou diminuir um pouco a velocidade do que está sendo exibido não comprometeria a sua compreensão ou divertimento. A seguir, veja como acelerar ou reduzir a velocidade de vídeos que estejam sendo assistidos no YouTube:

A forma oficial

Se você não gosta de utilizar complementos ou extensões no navegador, a melhor saída para alterar a velocidade de reprodução de vídeos no YouTube já está no próprio serviço. Para utilizá-la, basta seguir estes passos:

publicidade
  1. Abra um vídeo normalmente no YouTube;
  2. Com ele pausado ou em execução, clique no ícone representado por uma “engrenagem”;

    Reprodução

  3. Clique em velocidade;

    Reprodução

  4. Selecione a velocidade desejada.

    Reprodução

Este recurso além de poder ser feito acima em um computador, como foi exibido, também está disponível para celulares com o aplicativo do YouTube. Para usá-lo, basta seguir este simples passo:

  1. Abra um vídeo no aplicativo do YouTube e toque no ícone representado por “três pontos”. Clique em “Velocidade da reprodução” e selecione a opção desejada.

    Reprodução

A funcionalidade exibida acima funciona da mesma forma tanto no Android quanto no iOS, o sistema que roda nos iPhones.

De forma não oficial

Se o método exibido acima não lhe pareceu prático, a boa notícia é que ao menos no computador, ainda existe uma forma adicional de poder estar no controle da velocidade da reprodução de vídeos do YouTube. Para isto, é recomendado utilizar o Google Chrome ou algum outro navegador que possua suporte a suas extensões. Confira:

  1. Acesse a Chrome WebStore e faça o download da extensão Video Speed Controller;
  2. Com a sua instalação feita, ao carregar um vídeo no YouTube, em seu canto superior esquerdo, você terá uma barra para controlar a velocidade de reprodução.

    Reprodução

Diferente do que ocorre pelo método oficial, através desta extensão é possível passar do limite padrão de velocidade oferecido pelo YouTube, assim como ter opções para avançar ou retroceder o vídeo. Além disto, você também pode controlar a extensão utilizando as teclas do teclado, assim como sugere a imagem acima.

-> YouTube: como baixar vídeos, ouvir música com a tela bloqueada e outras dicas!