Quando o computador não quer iniciar o Windows, geralmente bate o desespero e alguns até pensam logo em formatá-lo para ver se tudo volta ao normal. Nesta monento, é necessário manter a calma e tentar identificar por que a máquina não inicia.

O Olhar Digital preparou abaixo uma lista de dicas que podem ajudar a fazer o Windows voltar a iniciar sem precisar formatar o computador. Confira!

publicidade

Modo de segurança

Muitas vezes o Windows deixa de iniciar corretamente devido a algum programa que tenha sido instalado. Isso ocorre porque o sistema da Microsoft, na inicialização padrão, carregará tudo o que estiver instalado.

publicidade

Para resolver problemas deste tipo é recomendo iniciar o computador em modo de segurança. Através dele, o Windows só carregará o seu sistema e os drivers principais, o que evita que o programa problemático seja executado. Veja a seguir os métodos possíveis para entrar no modo de segurança:

  • Tecla F8 – Durante a inicialização da máquina pressione repetidamente esta tecla ou a mantenha pressionada até surgir uma tela perguntando como o Windows deve ser iniciado. Nela, escolha a opção “Habilitar Modo de segurança”;Reprodução
  • Com um pendrive USB – Através de uma máquina que esteja funcionando com o Windows, crie um disco de inicialização com a ferramenta oficial da Microsoft por este link.

Após estar no modo de segurança, você pode fazer a desinstalação convencional de um programa ou fazer a reversão de algum driver instalado recentemente usando o gerenciador de dispositivos.

publicidade

Restauração do sistema e reparo de inicialização

Se você criou um pendrive USB de inicialização no passo acima, através dele existe outra opção além do modo de segurança que ajuda a reparar erros. Confira:

publicidade
  1. Na tela de “Instalação do Windows”, clique na opção “Reparar computador” no canto inferior esquerdo;
  2. Selecione então a função “Solução de problemas”;
  3. Clique em “Restauração do sistema” e selecione o ponto que deseja restaurar.Reprodução

Removendo malwares

Muitas vezes, o computador ao ficar infectado com um vírus pode nem iniciar o Windows. As ferramentas padrões do sistema não atendem a problemas deste tipo e é necessário recorrer a algumas opções específicas para a remoção de vírus que não dependam do sistema da Microsoft.

A solução para isso acaba nos Rescue CDs, que possuem como base o Linux para rodar um antivírus sem carregar o Windows. A seguir, veja as três melhores opções desta categoria:

Depois de fazer o download de um deles, é necessário gravar a ISO em um CD ou pendrive e selecionar esta opção como o boot primário da máquina.

Remover dispositivos USB e checar a ordem de boot

Ao conectar um HD ou pendrive no computador, todos eles ficam adicionados na lista de dispositivos para ser o possível o boot na BIOS dele. Isso não chega a ser um problema, entretanto, algumas marcas não deixam que o Windows inicie sem removê-los.

Assim, sempre que a máquina não iniciar e estiver com um desses dispositivos conectados, vale tentar removê-los e reiniciar o computador.

Se mesmo após o passo acima a máquina continuar a não iniciar, pode ser que a ordem de boot na máquina ficou errada. Para conferir, aperte a tecla F2 ou Del na hora em que ligá-la, mas fique atento que a tecla utilizada para o acesso a BIOS pode variar de acordo com o fabricante.

Já na BIOS, procure pela opção “Boot sequence” e deixe o seu HD principal como a primeira opção na ordem para a inicialização. Caso tenha feito uma alteração nesta tela, não se esqueça de salvá-la.

Voltar a configuração de fábrica na BIOS

Ainda na parte da BIOS do computador, todas alterações que são feitas por lá podem afetar o funcionamento do hardware e do sistema, fazendo com que o Windows não inicie devido a uma divergência das configurações que ele armazenou.

A solução para este problema, felizmente, é bem fácil e fica na própria BIOS. Basta iniciar o computador apertando a tecla Del ou F2 para acessar este menu e encontrar a opção “Reset to Factory Default”. Depois de utilizá-la, salve as configurações novas quando sair da BIOS e reinicie o computador.

Reparando a configuração do boot do Windows

As configurações de boot que fazem o Windows iniciar não ficam restritas as opções da BIOS. Muitas vezes o arquivo que o Windows lê para fazer o boot pode ter sido alterado de forma errônea e ele precisa ser restaurado.

As soluções mais simples para restaurar tais arquivos podem ser feitas pelo pendrive de inicialização do Windows 10 ao usar a opção “Raparo de inicialização” ou com uma distribuição Linux especializada para esta tarefa, como o Boot-Repair-Disk, que pode ser gravado em um disco ou em um pendrive.

Reprodução

Checar a bateria do notebook

Pode parecer um erro simples, mas não é incomum de acontecer. Às vezes, ao utilizar um notebook, pode ser que ele não ligue devido a um problema na bateria, como uma descarga completa que ocorreu sem você notar.

Apesar de poder liga-lo na fonte diretamente nestes casos, é recomendado que você deixe a bateria dele carregando por ao menos 15 minutos antes de voltar a utilizá-lo.

Outro problema é quando o notebook mostra que está ligado, mas fica apenas com uma tela preta. Nestes casos, ele pode estar preso ao sistema, numa espécie de hibernação. Assim, é recomendado que você tire a sua bateria, além de removê-lo da tomada. Depois de alguns minutos, ao ligá-lo de novo, você terá o Windows inicializado apenas com uma mensagem de que o sistema foi desligado incorretamente.

Problemas de hardware

Com estas soluções mostradas acima, a sua máquina já deve voltar a funcionar. Se isto não ocorrer, infelizmente o problema pode estar em alguma peça como o próprio HD ou a memória.

Antes de prosseguir para uma troca deles, abra o computador, desconecte as principais peças dele e volte a conectá-las. Se necessário, também limpe os componentes da máquina com cuidado e então volte a ligar a máquina.

Seu computador não liga? Confira medidas que podem ajudar a sanar o problema!