O seu computador já está velhinho? Acha que ele não entrega mais o desempenho de que você precisa? A solução mais eficaz, claro, seria comprar um novo, mas nem sempre isso é uma opção por um motivo simples: dinheiro. 

Diante dessa situação, é sempre uma boa ideia conhecer softwares alternativos que possam realizar as tarefas mais importantes para você usando menos memória RAM, o que pode dar uma maior sobrevida ao seu PC.

publicidade

A seguir, confira uma lista elaborada pelo Olhar Digital apenas com programas que possuem um baixo consumo de memória. Todas as opções abaixo são gratuitas, mas podem oferecer algum recurso pago. Com elas, o seu Windows ficará mais rápido sem a necessidade de gastar com melhorias nos componentes do PC.

Clientes de e-mail

Os serviços de e-mail contam sempre com opções web para serem acessados, mas por uma questão de usabilidade, você pode preferir um programa dedicado a esta tarefa. O programa mais utilizado desta categoria é o Outlook, mas ele pode ficar um pouco pesado ao se usar muitas regras e acumular e-mails.

publicidade
  • eM Client – Ferramenta com suporte aos principais serviços de e-mail, além de trazer recursos como calendários e lista de tarefas;

    Reprodução

  • Mailbird – Além de gerenciar seus e-mails, este programa assim como o Rambox traz opções para integrar outros apps relacionados a produtividade em sua interface.

Compressores de arquivos

Ao realizar o download de arquivos na internet ou precisar compartilhá-los, os compressores de arquivos são utilizados para diminuir o seu tamanho ou juntá-los. Uma máquina que conta com menos memória acaba sofrendo com lentidões para esta tarefa, mas este problema pode ser amenizado.

  • 7-Zip – Uma das opções mais populares para esta tarefa. O programa, além de ser leve, conta com suporte aos principais formatos e métodos de compressão;
  • PeaZip – O aplicativo funciona de forma similar ao 7-Zip. O seu grande diferencial fica por conta do suporte a plugins e até temas para trocar o visual.

    Reprodução

Gerenciadores de download

Nem sempre as ferramentas que acompanham os navegadores são suficientes para fazer o download. Além disto, algumas delas por alocarem espaço para o download também consomem bastante memória de forma desnecessária.

publicidade
  • QBittorrent – Inspirado no famoso cliente µTorrent, você tem aqui opções avançadas para ter controle total dos seus downloads via Torrent;
  • Free Download Manager 3 – Na página do programa, você encontra duas versões dele que ainda recebem atualizações. Enquanto a versão 5 conta com alguns recursos extras, a versão 3 do aplicativo continua sendo bastante leve e atende as principais necessidades do dia-a-dia, além de acelerar seus downloads.

    Reprodução

Leitores de PDF

Uma tarefa comum e que pode ser realizada até mesmo em navegadores é a leitura de arquivos PDF. Entretanto, quem os utiliza para estudar ou para uma leitura mais aprofundada precisa de recursos específicos.

  • Sumatra PDF – A opção mais leve para a leitura de PDFs no computador conta com os recursos mais comuns de programas desta categoria. O seu ponto de destaque vai para o suporte a diversos formatos de e-books;
  • Foxit Reader – Se você utiliza o Adobe Reader e precisa de uma grande gama de recursos, esta é a opção ideal. Apesar de não ser tão leve quanto a opção anterior, o Foxit Reader traz recursos avançados para o manuseio de arquivos PDF.

Manutenção do PC

Mesmo com essas alternativas de programas para ter um baixo consumo de memória RAM, o seu Windows ainda pode ficar lento e ter espaço ocupado por arquivos temporários. Para estes casos, a melhor solução é recorrer ao uso de programas para limpar estes arquivos gerados pelo sistema.

publicidade
  • BleachBit – Contando apenas com uma tela, basta escolher em quais aplicativos será realizada a limpeza para liberar espaço no computador;

    Reprodução

  • PrivaZer – Com um funcionamento ainda mais fácil, o PrivaZer analisa o seu sistema para adaptar a limpeza a ser feita nele. Como o seu nome sugere, o programa também traz ferramentas exclusivas com o foco em privacidade.

Mensageiros

Ao utilizar mais de um aplicativo de mensagens para se comunicar, você não precisa ter todos os seus clientes instalados para usufruir do serviço. Para isto, existem alguns programas que se focam apenas na usabilidade do serviço, trazendo apenas os recursos essenciais.

  • Pidgin – Apesar de uma interface ter uma aparência ultrapassada, este programa possui suporte aos principais aplicativos de mensagens. Para aumentar ainda mais as possibilidades dentro dele, você pode fazer o uso de plugins disponibilizados por sua grande comunidade;
  • Rambox – Contando com uma aparência mais moderna, o Rambox vai um pouco além do Pidgin e traz opções de serviços online para serem utilizados como um aplicativo. Após a configurações deles, você pode alternar entre o que configurou via abas.

    Reprodução

Navegadores

Uma das categorias mais importantes fica por conta dos navegadores. Afinal, para quase tudo que você faz na internet, utilizar um programa destes é essencial. O maior vilão para eles de hoje é causado pelo uso de muitas, que acabam consumindo bastante memória.

  • Vivaldi – Navegador criado por um dos antigos desenvolvedores do Opera traz o Chromium em seu motor de processamento. Entretanto, as diferenças ficam mais evidentes na interface e otimizações, que o deixam extremamente leve;

    Reprodução

  • Falkon – Continuação do projeto QupZilla, este navegador conta com um motor próprio e tem a ajuda dos desenvolvedores do ambiente gráfico KDE. Ele ainda conta com atualizações constantes e recursos populares, como um bloqueador de anúncios integrado;
  • Midori – Um navegador que ficou um tempo sem atualizações, mas que se destaca por sua leveza. Além disto, ele traz ferramentas interessantes para quem está preocupado com privacidade na internet.

Players de áudio e vídeo

Utilizados para o entretenimento, os players de vídeo precisam ser escolhidos com cautela para ajudar máquinas menos potentes a não terem problemas como lentidões na hora da reprodução.

  • Media Player Classic – Contando com o visual das primeiras versões do Windows Media Player, este player de vídeo conta com suporte aos mais recentes formatos e recursos novos;
  • Foobar2000 – Tradicional player de música conta com interface simples e uma das melhores reproduções de som da categoria, além de ter suporte a plugins. Caso o seu visual simples lhe incomode, ele pode ser personalizado com temas;
  • Winyl – Outro player de música, mas que conta com uma interface mais robusta e um pouco menos de suporte a plugins. O seu destaque, em compensação, fica para a possibilidade de organizar facilmente o seu acervo.

    Reprodução

Suítes office

Neste tipo de programa essencial para quase todo tipo de trabalho, existem muitas opções, mas a maioria delas acabam sendo pesadas. O Microsoft Office ainda acaba sendo uma das alternativas mais leves para a tarefa, mas ele também pode ser substituído.

  • WPS Office – Suíte com editor de textos, planilhas e slide. O seu destaque fica por conta da total compatibilidade com os arquivos do Microsoft Office e oferecer um 1 GB de espaço para armazenamento na nuvem;
  • SoftMaker FreeOffice – Assim como a alternativa anterior, esta opção também traz um editor de planilhas, slides e texto. A sua grande vantagem fica para a interface, que lembra bastante a do Microsoft Office e não lhe deixará perdido no meio de inúmeros recursos.

    Reprodução

Visualizadores e editores de imagem

Ao ter muitos arquivos de imagem no computador, as ferramentas padrões do Windows para visualizá-las ou editá-las pode não ser a melhor opção.

  • IrfanView – Visualizador de imagens prático conta com ferramentas de edições básicas;
  • Photo Pos Pro – Editor de imagens e foto completo possui amplo suporte a plugins para edições ao estilo do Photoshop da Adobe;
  • Paint.NET – Uma alternativa poderosa que mistura as principais características dos dois programas acima.

    Reprodução

Com estes aplicativos listados acima, você deverá realizar as suas atividades principais no computador sem ter que se preocupar com lentidões.