Se o seu computador tem o Windows 10, ele tem também uma série de recursos voltados para otimizar o desempenho da máquina para jogos. Todos esses recursos são agregados pelas Microsoft em uma única opção chamada “Game Mode”, ou “Modo de Jogo”, que faz com que os recursos do processador e da placa de vídeo do computador funcionem de maneira otimizada para jogos.

Até a atualização mais recente do Windows 10, o sistema tinha uma opção que permitia ativar ou desativar esse recurso. Desde então, no entanto, essa opção desapareceu; agora, se a sua máquina tem suporte para essa função, ela estará ativada por padrão.

publicidade

Há algumas dúvidas quanto à eficácia dela. Enquanto alguns jogadores vêem uma melhoria expressiva na taxa de quadros por segundo de seus jogos quando ela está ativada, outros consideram que ela só estraga a experiência. E se você não costuma usar seu PC para games, não faz sentido mantê-la ativada.

Por isso, ensinamos a seguir como desativar esse recurso na atualização mais recente do sistema. O processo é simples, mas delicado: ele envolve mexer no registro da sua máquina. Se você fizer algo estranho por lá, as consequências podem ser graves. Mas se você seguir o passo-a-passo abaixo, não vai ter problemas. Confira:

publicidade

1. Na barra de pesquisa do sistema, digite “regedit” (sem as aspas) e aperte Enter. Isso abrirá o editor de registro do Windows 10;

 Reprodução

publicidade


2. Navegue até a pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\GameBar;

publicidade

 Reprodução


3. Será necessário criar uma nova chave. Para fazer isso, clique com o botão direito no painel direito, selecione “Novo” e depois “Valor DWORD (32 bits)”. Chame o novo valor de “AllowAutoGameMode” (atenção às maiúsculas);

Reprodução


4. Clique com o botão direito no novo valor e selecione a opção “Modificar”;

Reprodução

 

5. No campo “Dados do Valor”, você verá o número 1 ou 0. Se você quiser desativar o Game Mode, basta colocar “0” nesse campo e confirmar a alteração. Em seguida, você pode fechar todas as janelas e reiniciar o computador para que o “Modo Jogo” seja desativado. Caso algum dia você queira reativá-lo, basta voltar até esse lugar e mudar o valor de volta para 1.

Reprodução