Demorou, mas chegou. A Microsoft finalmente liberou a atualização de abril do Windows 10 nesta segunda-feira, 30, como havia prometido na semana passada. O novo sistema operacional traz uma leva de novos recursos, tendo como principal destaque a Linha do Tempo, que exibe um feed de suas atividades e permite retomar tarefas iniciadas até um mês atrás.

Como já é tradição, no entanto, apenas uma parcela muito pequena do público vai receber a atualização imediatamente. A distribuição acontece por fases, e a previsão da Microsoft é que apenas no dia 9 de maio mais pessoas comecem a ser alcançadas por meio Windows Update.

publicidade

No entanto, existe uma forma bem fácil de furar essa fila de espera imediatamente e instalar a atualização de abril do Windows 10. Veja como proceder:

Via Assistente de atualização

publicidade

Para quem deseja fazer uma instalação nova ou uma atualização, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada “Assistente de atualização”. Ela faz o download do Windows completo, e oferece as opções de fazer uma atualização mantendo os seus arquivos e configurações, ou fazer uma instalação limpa que apagará tudo o que tem em sua máquina. Confira:

  1. Faça o download da ferramenta através deste link (o download inicia assim que você clicar no link);
  2. A ferramenta vai verificar se o seu sistema está desatualizado; clique em “Atualizar Agora para prosseguirReprodução
  3. O sistema vai analisar seu PC para ver se ele é compatível; clique em “Avançar” para dar continuidade à instalaçãoReprodução
  4. Aguarde o download e a preparação da instalação, que pode demorar um bom tempoReprodução

Feita a instalação, a máquina será reiniciada algumas vezes e pode ser solicitada alguma nova configuração. Ao fazer a instalação como uma atualização, você não perderá nenhum arquivo ou programa que está na máquina.

publicidade

Via Windows Insider

O Windows Insider é um programa da Microsoft para que pessoas possam testar os seus produtos em versões de testes para relatarem bugs encontrados, além de ajudá-la em aperfeiçoamentos para eles.
Neste caso específico, a última versão do Windows 10 que está no Windows Insider já é a versão final do Windows 10 com a atualização de Abril. Sendo assim, você pode obter a sua atualização através dele, e cancelar o programa logo em seguida para não ficar em versões de testes. Veja como prosseguir:

publicidade
  1. Aperte as teclas “Win + I” e acesse a opção “Atualização e Segurança”;

    Reprodução

  2. Vá até a guia “Programa Windows Insider” e clique em “Começar Agora”;

    Reprodução

  3. Clique em “Vincular conta” e complete o cadastro utilizando alguma conta sua da Microsoft, se preferir, também é possível criar uma nova;

    Reprodução

  4. Em “Que tipo de conteúdo você gostaria de receber”, coloque a opção “Enviar-me apenas as atualizações antecipadas”;

    Reprodução

  5. Reinicie a máquina. Agora, aperte novamente as teclas “Win + I” e acesse a opção “Windows Update” para começar o download da atualização.

Pronto! Assim que acabar o download da atualização, reinicie sua máquina. A instalação é um pouco demorada, e a máquina pode reiniciar algumas vezes durante o processo. Depois que acabar de fazer a instalação da atualização, volte nas configurações do “Programa Windows Insider” e utilize a opção “Parar de receber compilações do Insider Preview” para parar de receber atualizações em fases de testes que podem ser instáveis.