O Google sempre está investindo em novidades para que seus usuários tenham acesso cada vez mais recursos. No Android, por sua vez, grande parte deste investimento tem ido para o Google Assistente, que realiza algumas tarefas que nem sempre são muito divulgadas.

Um deles é justamente o Sound Search, recurso para identificação de músicas do Google Assistente e  que tem passado por melhorias, conforme o Olhar Digital  mostrou anteriormente. Ele funciona de forma similar aos aplicativos Soundhound e Shazam, com a diferença de que não precisa ser instalado. A seguir, veja como identificar uma música usando o Google Assistente:

  1. Pressione e segure o botão “Home” até aparecer o “Google Assistente” e pergunte a ele “Que música é essa?”;

    Reprodução

  2. Aproxime o celular de onde está vindo o som e veja o resultado.

    Reprodução

Note que na tela do resultado, você tem acesso parcial a letra da música e algumas informações extras do artista. Entretanto, caso o que você tenha procurado esteja na Google Play Música, um link é disponibilizado para o serviço, tanto para ver a letra completa, quanto para comprar a música ou o álbum de que ela faz parte.

Reprodução

publicidade

Já nos casos em que a música não está no acervo da Google Play, ao clicar sobre ela, você é redirecionado para o Google para obter mais informações dela. Por fim, se o YouTube tiver algum vídeo popular sobre a música, você poderá reproduzi-la por ele.

Reprodução

Agora, você já sabe como descobrir qual é aquela música que está tocando com o Android. E o melhor, sem precisa instalar um aplicativo para isto.