Embora o Instagram tenha alguns recursos interessantes para melhorar o upload de imagens, é verdade que lhe faltam algumas ferramentas úteis, como adicionar uma moldura para fotos grandes, adicionar textos criativos e mesmo inserir efeitos. Para isso é necessário instalar vários aplicativos externos e, como consequência, você terá mais dois ou três apps em seu smartphone, para usar apenas para uma função específica.

Felizmente, existe um aplicativo chamado Grambox que une várias dessas funções. É totalmente gratuito, de código aberto, sem anúncios e oferece quase tudo que qualquer usuário do Instagram pode precisar.

Um canivete suíço para o Instagram

O Grambox tem nove ferramentas que podem ser acessadas por meio de alguns botões na tela inicial. O primeiro deles chama-se “9 Grid”, que é usado para dividir uma foto em três, seis ou nove imagens para enviá-las para o Instagram e criar uma “foto de grade”. O segundo chama-se “Nomes de cores”, que é um seletor de cores. Você só precisa escolher uma foto e tocar na cor cujo código hexadecimal deseja conhecer (ideal para a publicação de Stories).

Reprodução

publicidade

tela principal do Grambox ou, somente Gbox, com seus nove recursos para o Instagram

Um pouco abaixo está o “Creative Fonts”, que é usado para brincar com o texto, deixando uma frase ou palavra dentro de bolhas ou de cabeça para baixo, invertida, ou ainda uma combinação de ambos. O “HD DP Visualizador” é utilizado para visualizar e baixar a imagem de perfil de usuários com conta pública e o “Glitch” para adicionar efeitos de rastros na imagem.

O item “no crop post” é usado para adicionar uma moldura nas fotos, para que o Instagram não a  corte automaticamente ao fazer o upload. Na caixa “Repost”, como sugere o nome, serve para repostar fotos de outros usuários, adicionando um pequeno banner preto ou branco com o nome da pessoa e foto do perfil para dar o crédito a ele.

Reprodução

Da esquerda para a direita: “9 grid”, que corta uma foto para criar um mosaico; o “no crop post”, para que o instagram não redimensione a foto e o “creative fonts”, para criar efeitos nas frases

Finalmente, as duas últimas ferramentas são “Swipeable Photo”, que é usada para cortar uma imagem panorâmica em várias fotos e carregá-las na forma de uma galeria no Instagram; e o “Video Splitter”, que é usado para cortar um vídeo gravado verticalmente em fragmentos de 15 segundos para facilitar a publicação no Stories.

Como dissemos anteriormente, o aplicativo é totalmente gratuito e, depois de testado, podemos dizer que funciona muito bem e é de fácil.

Faça aqui o download do Grambox, ou somente Gbox