Ao utilizar o seu iPhone com alguns dispositivos conectados ou pareados, o sistema do celular não lhe perguntará de qual forma você deseja atender as chamadas. Assim, no iOS, mesmo ao ter algum dispositivo de entrada de voz como um fone Bluetooth, nem sempre ele será definido por padrão como o aparelho responsável pelo áudio de uma chamada.

Felizmente, o próprio sistema do iPhone, o iOS possui uma configuração que pode ser feita para realizar a tarefa mencionada acima sem maiores dificuldades, o único problema é que ela não fica em um lugar tão evidente para seus utilizadores. Sendo assim, veja a seguir como definir a melhor forma para você atender chamadas no seu iPhone:

Importante

Antes de prosseguir com o passo-a-passo abaixo, é importante dizer que a configuração a ser realizada é completamente reversível, ou seja, a qualquer momento você estará apto a voltar para a configuração que estava anteriormente no aparelho.

publicidade

Fazendo a configuração

Como foi dito acima, a configuração a ser efetuada no iPhone é bem simples e não requer a utilização de qualquer aplicativo da App Store para ser feita. Entretanto, é preciso dizer que o passo-a-passo abaixo foi realizado no iOS 12 e que alguns menus podem se apresentar diferentes caso você esteja em outra versão. Dito isto, segue o passo-a-passo:

  1. Primeiro, entre na parte de “Ajustes” do iPhone e toque em “Bluetooth”. Então, realize o pareamento normal de seu fone ou outro dispositivo desejado;

    Reprodução

  2. Mais uma vez, entre na parte de “Ajustes” do iPhone, mas vá em “Geral”;

    Reprodução

  3. Escolha a opção “Acessibilidade”, deslize a tela para baixo e localize o item “Áudio de ligações”. Entre nele;

    Reprodução

  4. Após entrar nele, você tem três opções. A de Headset Bluetooth já faz o seu fone de ouvido ser o seu principal dispositivo, já a alto-falante faz todas as chamadas serem atendidas no modo “Viva-voz”. A padrão que é a automática variará de acordo com o que está conectado ao iPhone. No exemplo abaixo, as ligações foram configuradas para serem feitas no fone Bluetooth.

    Reprodução

Pronto! Desta forma, você já consegue definir qual a maneira que você deseja para o ser padrão de atendimento de chamadas. Caso aconteça de você deixar a opção de “Headset Bluetooth” marcada sem ter um fone pareado, o iPhone voltará ao modo padrão de ligações, ou seja, você fará uma chamada do método tradicional.