Você não precisa de um televisor ou de um celular com TV digital para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2018. Na web, há diversos serviços de streaming disponíveis, inclusive gratuitas, para acompanhar as partidas do mundial, além de vários sites que fazem a transmissão em tempo real. Mas eventos do tipo aliados a essa variedade de opções também trazem seus riscos: nas Olimpíadas de 2016, por exemplo, a distribuição de malwares cresceu 38% e os ciberataques aumentaram 196%, segundo análise da Arcon Labs, equipe de inteligência da NEC.

Por isso é importante ficar atento para não cair em armadilhas. Listamos a seguir cinco dicas para você acompanhar os jogos da Copa na web com segurança. Confira:

1. Assista aos jogos nos sites oficiais das emissoras que transmitem a Copa. Ok, é verdade: há muitos sites de streaming piratas por aí, e acessá-los pode ser até mais cômodo. Mas isso não muda o fato de que essas páginas pouco se importam com a segurança de quem assiste. Banners que direcionam para páginas maliciosas, pop-ups invasivos e ofertas não muito confiáveis não são incomuns, como lembrou Rory O’Connor, vice-presidente sênior de segurança cibernética da Irdeto, uma empresa que combate esse tipo de site.

Se você não conhece as soluções de streaming oficiais, nós falamos delas aqui. A lista tem a opção gratuita, o Globoplay, e outras pagas, como a Fox Play e a Globosat Play.

publicidade

2. Desconfie também dos sites que parecem legítimos. Te mandaram o link para o streaming do jogo no site de uma das emissoras? Antes de seguir em frente e clicar, confira se o endereço é o correto, e não uma versão levemente editada, com um zero no lugar da letra “o” ou coisa parecida. A dica vem da Soluti, empresa especializada em certificação digital.

Caso você tenha recebido uma URL encurtada, peça a completa – ou procure no Google mesmo, para ter certeza de que você está indo ao lugar certo. É bom ficar esperto mesmo se o endereço tiver HTTPS, indicado pelo cadeado verde na barra de endereço. Costuma ser sinal de segurança, mas não é tão difícil arrumar um certificado falso para isso hoje em dia. Por isso, também é bom clicar no icone e checar quem emitiu a aprovação.

3. Fique atento a e-mails e mensagens de promoções e campanhas da Copa. Ataques com ofertas falsas, de phishing, costumam crescer em datas especiais e no mundial não é diferente. Por isso, não deixe de seguir aquela regra de sempre: desconfie de e-mails e mensagens com promoções boas demais para ser verdade e de campanhas relacionadas à Copa, mesmo que o remetente seja aparentemente confiável.

A dica vale para ofertas de eletrônicos, promoções de passagens e ingressos (caso você já esteja pensando em 2022) e até para outras coisas mais inusitadas. Em 2014, cibercriminosos criaram um abaixo-assinado para pedir a volta de Luís Suárez ao mundial – mas não passava de um site para colher dados das pessoas.

4. Não informe seus dados em qualquer site. Essa é uma continuação das duas dicas anteriores. Clicou no link que você recebeu por e-mail ou WhatsApp? Antes de informar seus dados ali, confira se a página é legítima. Caso o endereço tenha um cadeado, clique nele, confira as informações para saber quem emitiu o certificado. Desconfie bastante – e fuja – caso o site não seja confiável e ainda esteja pedindo dados demais e informações sensíveis, como senhas, RG, CPF e números de cartão.

5. Cuidado com as redes públicas de Wi-Fi. Quer fazer streaming de um jogo, mas sem torrar todo o seu pacote de 4G? Use um Wi-Fi, mas sempre tomando cuidado. Não confie em redes totalmente abertas, evite acessar sites com senhas (especialmente bancos) e desative o compartilhamento de arquivos via rede caso esteja no notebook. Temos outras dicas relacionadas a esses Wi-Fis aqui.