A Netflix é uma plataforma de streaming amplamente disponível, e por isso a gente tem a impressão de que qualquer aparelho conectado à internet é compatível com ela. Mas por mais que ela esteja de fato presente em uma série de dispositivos diferentes, esse ainda não é o caso. Assim como qualquer outro software, a Netflix tem configurações mínimas que ela exige para funcionar bem.

É sobre essas configurações que vamos falar a seguir. Se você já se perguntou o que é necessário para fazer com que a Netflix funcione bem em um dispositivo, a resposta deve estar por aqui. Isso é útil caso você esteja pensando em comprar algum aparelho eletrônico para assistir ao serviço de streaming – é bom ficar de olho para ver se ele é mesmo compatível.

publicidade

Aparelhos:

Atualmente, a Netflix funciona com as seguintes categorias de aparelhos:

1. SmartTVs

publicidade

ReproduçãoTVs inteligentes da Sony, LG, Panasonic, Philips, Samsung e Sharp funcionam com Netflix nativamente. Algumas delas têm o aplicativo da Netflix pré-instalado; em outras, é possível acessar entrando na internet. De maneira geral, se a sua TV se conecta à internet, ela consegue usar a Netflix.

2. Aparelhos de transmissão

publicidade

Dispositivos como o Chromecast e a Apple TV entram nessa categoria. Se você tiver um deles, ou algum aparelho semelhante, pode usá-los para assistir à Netflix conectando-os a uma TV ou a um PC compatível.

3. Videogames

publicidade

Praticamente todos os consoles desde a geração do Playstation 3 e do Xbox 360 têm compatibilidade com a Netflix. Se você tiver um deles ligado à sua TV, pode usá-lo para assistir ao serviço. 

4. Aparelhos de Blu-Ray

Assim como os consoles, alguns aparelhos de Blu-Ray também vem com o app da Netflix. Nesse caso, além de ler discos desse tipo, ele também consegue transmitir os programas da plataforma.

5. Smartphones, tablets, PCs e Notebooks

A categoria mais óbvia. Computadores e dispositivos móveis conectados à internet também conseguem acessar o serviço, seja por meio da internet (usando um navegador), seja por meio de apps dedicados (como o app da Netflix para Android e iOS).

Navegadores

A experiência com a Netflix varia um pouco conforme o navegador que você usar. Embora praticamente todos sejam capazes de acessar a plataforma de streaming, nem todos conseguem reproduzir o conteúdo da mesma maneira. Veja a seguir alguns dos principais navegadores:

Reprodução1. Chrome

O Chrome a partir da versão 37 é compatível com Netflix, nos sistema Windows 7 e posteriores, macOS 10.9 ou posteriores, Chrome OS ou Linux. Em todos os sistemas, com exceção do Chrome OS, ele reproduz os filmes a resoluções de no máximo 720p. No Chrome OS, ele vai até 1080p.

2. Internet Explorer

O navegador ancião da Microsoft é capaz de reproduzir filmes da Netflix a partir de sua versão 11 no Windows 8.1 ou versões mais recentes. Nesses casos, a resolução máxima é 1080p.

3. Mozilla Firefox

É possível usar o Firefox para assistir à Netflix a partir da versão 47 do navegador. Ele funciona no Windows a partir da versão Vista, no macOS a partir da versão 10.7 ou no Linux. Em todos os casos, a resolução máxima é 720p.

4. Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft reproduz Netflix no Windows 10 em resoluções até 4K – é o único navegador a oferecer essa resolução, mas para isso ele preciosa de uma conexão HDCP 2.2 e de um processador Intel Core i7 da sétima geração ou posteriores.

5. Opera

Para assitir à Netflix no Opera, você precisará pelo menos da versão 33 do navegador e dos sistemas Windos Vista Service Pack 2 ou posteriores, ou macOS 10.9 ou posteriores. A resolução máxima é 720p.

6. Safari

O navegador dos Macs roda Netflix no macOS 10.10 e versões mais recentes – todos os computadores da Apple lançados a partir de 2012, e alguns modelos de 2011, têm versões compatíveis. Nesses casos, a resolução máxima é 1080p.

 Velocidade da conexão

Não adianta nada ter um computador ou um celular maravilhoso se a sua conexão com a internet não for boa – nesse caso, a sua experiência com a Netflix será ruim do mesmo jeito. No site da Netflix, a empresa estipula algumas velocidades mínimas de conexão a partir das quais é possível assistir aos seus programas com determinadas resoluções. Confira abaixo:

1. Qualidade mínima – o mínimo de que a Netflix precisa para funcionar é de uma conexão de 0,5 Mbps.

2. Qualidade recomendada – a empresa sugere uma conexão de pelo menos 1,5 Mbps para uma experiência decente.

Reprodução3. Qualidade SD (480p) – a Netflix recomenda uma conexão de 3 Mbps para assistir aos seus programas na resolução equivalente ao 480p do YouTube

4. Qualidade HD (720p) – para assistir à Netflix na qualidade máxima permitida pelos navegadores Opera, Chrome e Firefox, a empresa recomenda uma conexão de pelo menos 5 Mbps.

5. Qualidade Ultra HD (4K) – se você estiver pensando em assinar o plano mais caro da Netflix para assistir em resolução 4K, saiba que você vai precisar de uma conexão de internet de no mínimo 25 Mbps para atingir essa qualidade.

Como medir a velocidade da minha internet?

ReproduçãoA própria Netflix disponibiliza uma plataforma que diz a você qual é a velocidade da conexão que você está utilizando. Você pode conferí-la clicando neste link. No caso de alguns dispositivos, como SmartTVs, é necessário abrir o app da Netflix, ir nas configurações e selecionar a opção “Verifique sua rede” (ou “Check your network”).