O Google Chrome completou 10 anos nesta primeira semana de setembro e ganhou uma atualização de aniversário. A versão 69 trouxe novidades visuais significativas que chamam a atenção assim que abrimos o navegador, e muito mais.

A nova versão do browser também recebeu melhorias bem-vindas no gerenciador de senhas e na barra de endereços. Abaixo, você confere uma lista com os principais recursos novos da plataforma do Google e aprenda a utilizá-los.

publicidade

Criando atalhos personalizados

Com o Chrome 69 ficou mais fácil ter uma nova página personalizada. Isto quer dizer que você conseguirá adicionar mais facilmente os atalhos para os sites que mais acessa, economizando tempo na hora de acessá-los. Confira como fazer:

publicidade
  1. Acesse o site que deseja adicionar;

    Reprodução

  2. Clique no ícone representado por três pontos e vá em “Mais ferramentas > Criar atalho”;

    Reprodução

  3. Defina um nome para o atalho e clique em “Criar”.

    Reprodução

Depois de criado o atalho, você encontrará ele em sua página de aplicativos.

Reprodução

publicidade

Novo gerenciador de senhas

O gerenciador de senha foi o recurso que mais mudou nesta nova versão. Agora, ele pode ser facilmente acessado ao clicar no ícone de seu avatar do lado da barra de endereços e ainda traz novas funções. Neste mesmo menu, você encontra atalhos para outros dados importantes como formas de pagamento e endereços que estão armazenados.

publicidade

Reprodução

Ao fazer o login em um site, o navegador perguntará se você deseja salvar a senha, como já acontecia anteriormente. Mas ao abrir um site, quando você clicar no campo de login ou senha, será possível fazer o gerenciamento das credenciais armazenadas em sua conta Google.

Reprodução

Acima, ao realizar o login no Facebook, você nota como as novas opções aparecem logo abaixo do campo para colocar as credenciais.

Barra de endereços

Também conhecida pelo termo de Omnibox, na barra de endereços do Chrome, sempre existiu a possibilidade de fazer buscas e já visualizar algumas sugestões de termos. Na versão 69, esta barra está um pouco mais inteligente e traz respostas sem precisar que a busca seja completada. Veja o exemplo abaixo.

Reprodução

Como pode ser notado, a imagem acima mostrou a temperatura do dia atual sem que a busca fosse realizada. Além da previsão do tempo, você pode usar a barra para se informar sobre jogos de futebol, fazer traduções e até obter respostas para algumas perguntas.

Reprodução

Mudança visual

Assim como você já deve ter visto a mudança visual recente no sistema Android, o Google também aplicou o Material Design ao Chrome. Esta novidade, por sua vez, chega tanto para quem utiliza o navegador no celular ou computador e vem habilitada por padrão.

Reprodução

Apesar de todas estas novidades, quem não gostou da nova versão do navegador pode desabilitá-la. Para isso, é necessário acessar a parte de “flags” do navegador e procurar pela função “UI Layout for the browser’s top Chrome”.

Caso ainda não tenha recebido o novo visual no Android, você precisa esperar que a atualização 69 seja disponibilizada para o seu aparelho.