A versão Web do WhatsApp é um site online que pode ser acessado pelo computador e permite que o usuário se conecte à mesma conta utilizada no celular. A plataforma pode ser bastante útil para quem trabalha pelo computador, por exemplo, mas ainda precisa checar o app mensageiro com regularidade. Desta forma, ao invés de sempre sacar o celular, basta abrir uma nova janela no navegador do computador e acessar o app. A seguir, confira como entrar no WhatsApp Web pelo PC.

Leia mais:

O que é o WhatsApp Web? 

O WhatsApp Web é a versão do aplicativo para navegadores. Com ele, você consegue fazer praticamente tudo o que pode ser feito com a versão para celulares: conversar com contatos, enviar arquivos, deixar mensagens em grupos e até mesmo enviar mensagens de voz. 

Para usufruir do mensageiro pela web, basta acessar o endereço web.whatsapp.com no computador com qualquer browser — o Google Chrome é o mais indicado pelo aplicativo, mas o Safari, Firefox e Microsoft Edge também funcionam sem problemas. 

publicidade

O WhatsApp Web pode ser usado em qualquer computador, desde que haja uma conexão à internet — seja por meio de uma rede Wi-Fi ou da rede de dados do celular. Vale lembrar que, para usar o WhatsApp Web, é preciso ter a versão mais recente do aplicativo instalada no celular. 

Vantagens do WhatsApp Web 

Praticidade 

A principal vantagem de usar o WhatsApp Web é a praticidade: com ele, você pode fazer tudo o que já faz no app para celular, mas usando um teclado e uma tela maior. Além disso, não é preciso ficar desbloqueando o celular para cada nova mensagem — basta ter o computador aberto para ver as conversas. 

Mobilidade 

Outra vantagem do WhatsApp Web é poder usar o aplicativo em qualquer lugar, já que basta ter um computador por perto. Com isso, é possível continuar uma conversa iniciada no celular sem precisar levar o aparelho para todos os lugares. 

Descubra como acessar o WhatsApp Web pelo PC

Tempo necessário: 2 minutos.

Vale destacar que é possível utilizar mais de um computador para acessar o WhatsApp. Além disso, o controle dos dispositivos com acesso ao seu app mensageiro pode ser administrado nas configurações do próprio aplicativo no celular, caso seja necessário.

  1. Entre no site correto

    Acesse a barra de pesquisa do seu navegador e busque por “WhatsApp Web” no Google. Em seguida, clique no primeiro link que aparecer;1 - como acessar whatsapp web pelo pc

  2. Verifique o QR Code

    Quando a página na qual você clicou carregar, você deve se deparar com um QR Code. Isso significa que você precisa utilizar o seu aplicativo para escanear o código desta página;2 - como acessar whatsapp web pelo pc

  3. Acesse as configurações do app

    Acesse o WhatsApp em seu celular e clique no ícone que possui três botões verticais, localizado na região superior direita;3 - como acessar whatsapp web pelo pc

  4. Selecione a opção correta

    Dentre as opções disponíveis na lista de comandos, clique no botão intitulado de “Aparelhos conectados”;4 - como acessar whatsapp web pelo pc

  5. Inicie o processo de escaneamento

    Clique no botão “Conectar um aparelho” para que a sua câmera traseira seja ativada e o aplicativo possa utilizá-la para escanear o QR Code da página da Web;5 - como acessar whatsapp web pelo pc

  6. Escaneie o QR Code

    Leve o seu celular para a frente da tela do seu computador e encaixe o QR Code no espaço indicado na tela. Após o processamento bem sucedido, o seu computador será autorizado a acessar a sua conta do WhatsApp.6 - como acessar whatsapp web pelo pc

Aconselhamos que você salve o endereço do WhatsApp Web em seus favoritos. Desta forma, sempre que precisar acessar a plataforma, basta clicar neste atalho e o seu chat de mensagens vai carregar automaticamente.

Não funcionou? Dê permissão para o WhatsApp acessar a câmera

Como o mensageiro precisa da leitura de um código QR para funcionar, é preciso que o app tenha permissão para acessar a câmera do seu celular. Caso não tenha, é bem fácil mudar:

  • No Android, acesse as Configurações, depois entre em Aplicativos, WhatsApp, Permissões e ative a câmera;
  • No iPhone, entre em Ajustes, depois WhatsApp e dê permissão para a câmera.

Pronto: com a permissão dada à câmera, agora você permite que o WhatsApp escaneie o código QR e, assim, comece a conversar pelo computador.

Desconecte o WhatsApp Web

Para desconectar a sua conta do WhatsApp Web é simples; veja como:

  • Abra o WhatsApp;
  • Acesse Configurações, se o aparelho for um Android, ou Ajustes, se for um iOS;
  • Entre em WhatsApp Web e toque na opção Sair de todos os computadores.

Depois disso, qualquer sessão que tenha sido estabelecida previamente será interrompida e você terá que escanear o código QR em seu celular assim que abrir o WhatsApp no computador novamente.

Como baixar o WhatsApp web? 

Acesse o site do WhastApp Web no seu navegador e baixe o programa. Após o download, instale o software seguindo os passos indicados na tela. Isso incluirá uma versão do mensageiro para seu sistema operacional.

O WhatsApp Web oferece quase as mesmas funções do aplicativo móvel, como envio de mensagens, compartilhamento de fotos, envio de documentos e contatos, etc. Uma das diferenças mais marcantes talvez seja a impossibilidade de postar status, embora o usuário consiga visualizá-los.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!