O Google Maps se tornou indispensável nos dias de hoje, fornecendo boa parte das informações de que as pessoas precisam antes de sair de casa para ir a qualquer lugar. Durante o Google I/O, a empresa revelou que o app passaria a ser mais pró-ativo: em vez de responder o que lhe for perguntado, ele também passaria a mostrar sugestões de locais interessantes ou úteis para o usuário.

Nesta segunda-feira, 10, o aplicativo começou a liberar a aba “Para Você” para mais países, o que inclui o Brasil. A novidade vale tanto para o Android quanto para o iPhone, e permite descobrir com mais facilidade estabelecimentos como lojas, restaurantes e outros locais que estejam perto das áreas que você mais frequenta em sua cidade. Saiba como usar:

publicidade

Importante

Apesar do recurso já estar em fase de liberação no Brasil, ele pode demorar um pouco para ser habilitado para todas as pessoas. Caso você ainda não tenha esta aba no seu aplicativo, será necessário aguardar um pouco mais.

publicidade

-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!

Como usar a guia “Para você”

publicidade

O recurso “Para você” é bem simples de ser utilizado, mas, é claro, algumas configurações extras podem ser feitas para que ele funcione melhor. Confira:

  1. Certifique-se que o Google Maps esteja atualizado para a última versão através do Google Play ou App Store;
  2. Abra o aplicativo normalmente e, caso o recurso já esteja liberado, você deve ver a guia “Para você” em sua tela inicial. Toque nela.

    Reprodução

Como você pode notar na imagem acima, na tela inicial da aba, o Google Maps já traz uma lista de estabelecimentos sugeridos, inclusive com datas de possíveis eventos que acontecerão nestes espaços. Para cada item da lista, você tem dois botões importantes, que são “Localização do estabelecimento” e “Quero visitar”.

publicidade

Gerenciando estabelecimentos que deseja visitar

Após ter utilizado a opção “Quero visitar”, os locais que você selecionou são salvos em uma lista que pode ser acessada ao utilizar o botão representado por um ícone “verde”, que fica na parte superior da tela da aba “Para você”.

Reprodução

Depois de ter colocado os estabelecimentos desejados em sua lista, você poderá gerenciar quais locais já visitou, tal como fazer a exclusão de itens, assim como preferir ao usar a função “Editar”. Caso tenha feita alguma alteração, não se esqueça de clicar em “Salvar”.

Adicionando mais locais para serem monitorados

Além de já monitorar automaticamente os locais que você mais frequenta, também possível adicionar locais manualmente para receber sugestões deles. Confira como fazer:

  1. Abra o Google Maps e entre na guia “Para você”;

    Reprodução

  2. Toque no ícone representado por uma engrenagem e vá em “Adicionar área”. Ao navegar pelo mapa, toque no ícone conforme está destacado na imagem abaixo e use a opção “Selecionar área”.

    Reprodução

Ainda na tela exibida no segundo passo, ao dar um toque em “Seguindo”, você também pode deixar de receber sugestões de áreas indesejadas.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar este novo recurso do Google Maps para conhecer novos lugares com facilidade.