Os serviços para fazer o streaming de músicas já se popularizam faz um tempo, sendo que novas alternativas com recursos atrativos sempre aparecem e podem lhe fazer querer trocar de plataforma. No caso de  migrar de um serviço para outro, você deve achar desanimador ter que recriar as playlists em que você gastou tempo anteriormente.

Para amenizar este problema existem alguns serviços como o Soundiiz, que consegue transferir a playlist entre diferentes serviços de streaming como o Spotify, Deezer e outros. A seguir, veja como usá-lo:

publicidade
  1. Acesse o site da Soundiiz e clique em “Start Now”;

    Reprodução

  2. Crie uma conta no serviço ou, se preferir, utilize uma das redes sociais suportadas para fazer o login nele;

    Reprodução

  3. Na tela principal do serviço, clique nos ícones dos serviços que ficam no menu da esquerda para realizar o login neles;

    Reprodução

  4. Note que o serviço começará a exibir suas playlist ao lado direito. Clique com o botão direito do mouse na qual deseja exportar e use a opção “Convert to …”;

    Reprodução

  5. Dê um nome para a playlist e clique em “Save Configuration”;

    Reprodução

  6. Selecione as músicas que deverão ser exportadas e clique em “Confirm tracklist”;

    Reprodução

  7. Desta vez, escolha o serviço que receberá a playlist e aguarde o processo ser concluído. Em playlists com mais de 100 músicas, o processo pode levar alguns minutos.

    Reprodução

Como transferir para o YouTube Music

O Soundiiz, como você pode notar pelas imagens, possui suporte aos principais serviços de streaming de músicas da atualidade, mas ainda não é compatível com o YouTube Music, por exemplo. Felizmente, este problema pode ser contornado ao exportar as playslists dos diferentes serviços para o YouTube, uma vez que você pode acessar o conteúdo dele no YouTube Music.

publicidade

Restrições da versão gratuita

Na versão gratuita do Soundiiz, você consegue realizar sem maiores problemas as funções de converter playlists entre um serviço e outro. Entretanto, é necessário avisar que ele possui um limite para usuários gratuitos, que poderão transferir apenas 200 músicas por vez.

publicidade

Desta forma, caso você tenha mais de 200 músicas, será necessário repetir o processo mais de uma vez até que seja transferido tudo o que deseja. Caso opte por uma assinatura do serviço, esta limitação é removida e você ganhará acesso a alguns extras, como transferir todas as playlists de um serviço para outro ou até mesmo ter playlists sincronizadas em mais de uma plataforma.

Nos testes feitos pelo Olhar Digital todas as músicas das playlists foram transferidas corretamente, sem que nenhum item ficasse faltando. Entretanto, fica um aviso, a qualidade delas variará, é claro, dependendo do serviço que escolheu, assim como ter assinaturas pagas neles.

publicidade