Um recurso que tem se popularizado cada vez mais em celulares devido a sua praticidade é o PiP, que permite continuar a ver um vídeo mesmo que você esteja com outro programa aberto. O YouTube, por exemplo, no Android, só permite o uso deste recurso contanto que você esteja na última versão do sistema, o Android Pie (9.0).

Uma alternativa para ter este recurso em qualquer vídeo de sites, é utilizar o navegador Firefox Beta, a sua versão de testes, mas para isso é necesário estar com o Android na versão 8.0 ou 8.1, no mínimo. A seguir, veja como utilizar o Firefox Beta para ter o modo PiP no YouTube e em outros vídeos:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e obtenha a última versão disponível do Firefox Beta;

    Reprodução

  2. Entre no site do YouTube e procure pelo vídeo desejado;

    Reprodução

  3. Ao encontrá-lo, coloque-o no modo de tela cheia e aperte o botão “Home” do celular. Neste momento, o vídeo continuará a ser reproduzido no modo PiP.

    Reprodução

A ferramenta que ainda está em fase de testes, possui algumas limitações. Por exemplo, em testes realizados pelo Olhar Digital, o modo PiP precisou ser ativado no começo do vídeo e, quando nele, o vídeo só pôde ser pausado, sendo necessário deixá-lo em tela cheia para avançar ou retroceder até uma parte desejada e, então, voltar para o modo PiP.

Além de servir para o YouTube, a dica mostrada acima funciona para qualquer vídeo que possa ser reproduzido em tela cheia dentro do navegador. A reprodução do vídeo, no entanto, durante os testes, ocorreu com fluidez sem deixar o sistema lento.

publicidade