A cada versão nova do sistema Android, os seus usuários recebem novos recursos para que eles possam ter mais segurança ao utilizar os aparelhos mais recentes do mercado. Quem fica com um smartphone mais antigo, por sua vez, muitas vezes deixa de receber algo útil por opção de a fabricante não atualizar o aparelho ou ele não ter uma tecnologia compatível para a nova função.

No Android Pie, um recurso chamado de “bloqueio total” foi implementado para dificultar o desbloqueio do aparelho pelos métodos mais simples. A seguir, confira mais sobre como o bloqueio total funciona, como usá-lo no Android Pie e, também, como obtê-lo em qualquer celular com Android:

publicidade

Como funciona o bloqueio total

Esta função, como dito acima, desabilita as formas de desbloqueio do celular que não são o método padrão. Sendo assim, por exemplo, quando ela está ativada, você não poderia:

publicidade
  • Desbloquear o celular via Smart Lock como ao estar em uma rede Wi-Fi ou ao se aproximar de um dispositivo Bluetooth;
  • Desbloquear o celular por biometria facial ou por impressão digital.

Desta forma, essa solução dificulta um bandido ou outra pessoa de te obrigar a desbloquear o celular facilmente. Agora, para voltar a utilizar o celular, bastará utilizar o método de desbloqueio padrão que depende da tela touch, ou seja, utilizar o código PIN ou outro padrão que você tenha definido.

Obtendo o recurso em qualquer celular com Android

publicidade

A única versão do Android que possui este recurso nativamente é o Pie (9.0), sendo que ela pode ser ativada dentro menu da tela bloqueio nas opções do aparelho. Veja na imagem abaixo como ela é ativada nesta versão do Android:

Reprodução

publicidade

Se você não está no Android Pie, então, será necessário recorrer a um aplicativo para ter acesso a esta forma de segurança. Confira:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Lockdown;
  2. Após a instalação, abra o “Lockdown Settings”. Na primeira execução, ele perguntará se os anúncios dentro dele podem ser personalizados. Fica a seu critério optar por deixar ou não. Caso não deixe, você ainda verá anúncios apenas dentro das configurações dele, mas eles não seguirão seus interesses, preservando a sua privacidade;

    Reprodução

  3. Feito isto, toque em “Enable” e, então, em “Ativar”. Depois de deixar o recurso habilitado, para ele rodar, você precisa abrir o aplicativo Lockdown, que deve estar ao lado do “Lockdown Settings”. 

    Reprodução

Para deixar mais fácil o seu uso, é recomendado que você crie um atalho para o Lockdown na tela de início do celular, já que ele não funciona automaticamente ao ser ativado, sendo que isto é até bom, uma vez que você pode deixá-lo parado e usá-lo apenas quando julgar necessário. Caso você queira deixar o aplicativo desabilitado por completo, entretanto, você precisa entrar mais uma vez no “Lockdown settings” e clicar em “Disable”.