Ao utilizar o computador, por uma questão de facilidade você já deve ter deixado alguns arquivos salvos na área de trabalho ou nas pastas padrões do Windows de documentos e imagens. Agora, já pensou em deixar estes diretórios sincronizados na nuvem para acessá-los de qualquer lugar? Veja a seguir como realizar esta tarefa usando um recurso nativo do Windows.

Antes de seguir adiante, saiba que para atingir este objetivo é necessário possuir uma conta da Microsoft para poder utilizar o OneDrive, mesmo que seja a assinatura gratuita. Estando ciente do serviço a ser utilizado, segue o passo-a-passo:

publicidade

Adicionando uma conta no OneDrive

Se o OneDrive já está habilitado no Windows, como pode ser feito na configuração inicial do sistema, pule esta etapa. Caso contrário, seguem os passos para adicionar uma conta ao OneDrive:

publicidade
  1. Na bandeja do sistema ao lado do relógio do Windows clique com o botão direito do mouse no ícone do OneDrive e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Caso ainda não tenha uma conta configurada, acesse a guia “Conta” e clique em “Adicionar uma conta”.

    Reprodução

Configurando a sincronização

Depois da conta estar configurada, por padrão, o Windows ainda deixa as pastas padrões armazenadas apenas localmente. Confira a configuração necessária para deixa-las na nuvem do OneDrive:

publicidade
  1. Na mesma tela de configurações do OneDrive, acesse a guia “Salvamento automático”;

    Reprodução

  2. Nas opções que deseja sincronizar, troque de “Apenas este computador” para “OneDrive” e clique em “Ok”.

    Reprodução

Quando a configuração estiver pronta, você notará que ao lado dos ícones de seus arquivos ficará um símbolo indicando qual o status deles no OneDrive.

Os arquivos sumiram e não aparecem no computador ou na nuvem

publicidade

Se você utiliza pastas diferentes dos padrões do sistema, pode ser que você não encontre os seus arquivos ao realizar os passos acima. Caso isso lhe aconteça, você deve voltar a opção que mudou no último passo para “Apenas este computador” e seguir estas etapas:

  1. Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em “Documentos” e vá em “Propriedades”;

    Reprodução

  2. Na guia “Local” e clique em “Mover…”;

    Reprodução

  3. Selecione o “OneDrive” e clique em “Selecionar pasta”.

    Reprodução