Recentemente, a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que aplicava golpes através do WhatsApp “grampeando” os números das vítimas. Os crimes tinham como alvos autoridades e pessoas públicas; pelo menos 20 políticos foram atingidos desde 2016.

Neste tipo de golpe, os criminosos contam com a ajuda de funcionários de uma operadora telefônica que desativam o número da vítima e o repassam para um chip utilizado pelos bandidos. De posse do seu número, eles podem facilmente acessar o seu WhatsApp e mandar mensagens no seu nome.

A partir daí, os criminosos podem se passar por você e pedir dinheiro para seus contatos no WhatsApp, que não notam a diferença. Foi o que aconteceu com a maioria das vítimas da quadrilha presa pela PF na semana passada. Felizmente, há formas de prevenir e detectar o golpe.

“O que fazer para se prevenir?”

publicidade

Antes de mais nada, é preciso dar mais proteção à sua conta no WhatsApp. Para isso, recomendamos ativar a autenticação em duas etapas. A partir daí, sempre que alguém, em algum lugar, tentar entrar na sua conta do WhatsApp por outro celular, você receberá um alerta.

Acesse as configurações do WhatsApp, toque em “Conta”, depois em “Verificação em duas etapas” e depois toque em “Ativar”. Você precisará digitar uma senha de até seis dígitos para proteger sua conta. Evite usar números muito fáceis de adivinhar, como 1234 ou datas de aniversários.

“Alguém já está usando meu WhatsApp em outro celular ou PC. E agora?”

O WhatsApp não permite que dois smartphones diferentes tenham o aplicativo instalado e funcionando ao mesmo tempo, o que ajuda a identificar fraudes. Quando alguém fizer login no seu WhatsApp a partir de outro celular, o seu vai parar de funcionar e esta mensagem vai aparecer na tela:

Imagem

Mas existe uma versão do app chamada “WhatsApp Web” que funciona pelo navegador, tanto no PC quanto no celular. Através deste recurso, é possível usar o WhatsApp em dois dispositivos ao mesmo tempo, como já ensinamos aqui uma vez.

Para resolver este problema, acesse as configurações do WhatsApp, entre em “WhatsApp Web” e toque na opção “Sair de todos os computadores”. Assim, qualquer dispositivo que estiver logado na sua conta do WhatsApp Web será desconectado.

“O que fazer com meu número de telefone clonado?”

Se você tem certeza de que caiu no golpe do número clonado, é preciso dar um jeito no seu telefone. A primeira atitude a ser tomada é ligar para a sua operadora e pedir o bloqueio do número por furto ou roubo. Assim, o criminoso não poderá desfazer as suas mudanças.

Em seguida, você precisa desativar sua conta no WhatsApp. Esta parte é um pouco mais complicada. Você precisará enviar um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta“.

No corpo do e-mail, digite o número de telefone que você quer bloquear seguindo o padrão internacional. Se você está no Brasil, é preciso colocar o código 55 e o DDD do seu estado. Por exemplo: +55 11 91234 5678.

Após alguns minutos ou horas, a conta ligada a este número será desativada no WhatsApp. Seus contatos ainda poderão ver seu perfil, mas as mensagens deles não serão entregues. Obviamente, o criminoso que estiver de posse da sua conta não poderá mandar mensagens para seus contatos.

As mensagens só poderão ser recuperadas se você tiver um backup em nuvem (iCloud no iPhone e Google Drive no Android) ou localmente, na memória do seu próprio celular. Você pode reativar a conta em até 30 dias. Depois disso, ela será apagada definitivamente e você terá que criar outra depois.

Como saber meu número? Aprenda nesse outro artigo!