O YouTube, assim como as demais redes sociais, costuma ser usado na distribuição de mensagens de ódio, preconceito, bullying, entre outros. Como o Google não consegue controlar todos os vídeos e comentários publicados em sua plataforma, o próprio usuário pode denunciar conteúdos que vão contra as Diretrizes de Comunidade do YouTube.  

Primeiramente, é importante saber como identificar o que vai contra a política do YouTube. Apesar de ser um tanto vago, basicamente estão proibidos nudez, conteúdo sexual, conteúdo nocivo, perigoso, hediondo ou violento, assédio e ciberbullying, ameaça, spams e fraudes, violação de direitos autorais, violação de privacidade, falsificação de identidade e conteúdos que possam ser um risco para crianças. Você pode saber mais sobre as diretrizes aqui.

publicidade

Para reportar um vídeo que vá contra essas diretrizes ou é de um conteúdo duvidoso, basta logar em sua conta do Google, clicar nos três pontinhos que aparece logo abaixo do vídeo e depois em “Denunciar”.

Reprodução

publicidade

Escolha qual a diretriz que você acha que está sendo violada e clique em “Próxima”.

 Reprodução

publicidade

Já para reportar um comentário, passe o mouse sobre o comentário para aparecer três pontinhos do lado direito. Clique os pontos e depois em “Denunciar spam ou abuso”.

Reprodução

publicidade

Selecione o motivo da denúncia e clique em “Denunciar”.

Reprodução