O Android é o sistema operacional para smartphones que oferece a maior liberdade para uso de aplicativos. Nele, é possível instalar qualquer tipo de programa pela Google Play ou através de APKs. Essa liberdade, entretanto, pode trazer vírus para o celular que nem sempre podem ser removidos com facilidade.

Embora seja um processo simples, não basta apenas apagar o aplicativo malicioso do celular. Confira abaixo neste turorial do Olhar Digital como desintalar o app em questão e livrar o seu aparelho de ameaças digitais.

publicidade

Fazendo a desinstalação dos aplicativos

Antes de começar, é necessário saber que caso você tenha perdido dados ou arquivos devido ao vírus, talvez não seja possível recuperá-los. O tutorial ajudará a trazer a estabilidade de volta ao sistema. Assim, seguem os passos:

publicidade
  1. Inicie o Android normalmente no celular, mas não abra nenhum aplicativo;
  2. Segure o botão de desligar do celular para aparecer o menu com as opções de desligamento ou reinicialização. Nele, toque e segure sobre a opção “Desligar” até aparecer a mensagem para reiniciá-lo no modo de segurança.

    Reprodução

O modo de segurança do Android inicia o sistema apenas com o necessário para que ele funcione. Dessa forma, aplicativos adicionais que foram baixados pela Google Play não serão iniciados, o que deixa o sistema estável, apesar de ficar com alguns recursos restritos.

Quando se está nele, você verá uma marca d’água ou símbolo que o represente na tela. Com o sistema iniciado desta forma, prossiga com estas etapas:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Configuração” do sistema e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure pelos aplicativos que lhe trouxeram os problemas e ao selecioná-los, use a opção “Desinstalar”;

    Reprodução

  3. Reinicie o aparelho, desta vez no modo normal.

Garantindo que não sobrou nenhum vestígio

Após a realização dos passos acima, você já removeu o vírus do celular. Ainda assim, é recomendado que você entre na Google Play, baixe um antivírus e faça uma varredura completa no sistema.
Se você estiver em dúvida na hora de escolher um antivírus, confira esta matéria do Olhar Digital que selecionou os melhores programas desta categoria.

publicidade

O que fazer quando o botão de desinstalar está desabilitado
Alguns aplicativos maliciosos mais sofisticados podem acabar fazendo algumas mudanças de privilégios administrativos do celular, que desabilitam o clássico botão “Desinstalar”. Felizmente, no modo segurança existe um truque para reabilitá-lo. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações” do sistema e vá em “Segurança”;

    Reprodução

  2. Entre em “Administradores do dispositivo”, localize o aplicativo na lista e desmarque-o;

    Reprodução

  3. Volte a tentar a desinstalação do aplicativo.

Agora que o seu Android já está de volta ao normal, tome cuidado com aplicativos que tenham avaliações baixas ou que prometam tarefas quase inacreditáveis. Lembre-se também, que APKs espalhados pela internet podem não ser confiáveis e virem com alterações maliciosas.