O Windows 10 vem acompanhado de uma série de programas que permitem ao usuário realizar as mais diferentes tarefas. Porém, no meio de tantas opções, existem alguns jogos embarcados que, mesmo desinstalados, reaparecem de forma aleatória ou durante uma atualização.

Confira abaixo como fazer a remoção definitiva desses jogos, de forma que eles não voltem a aparecer no computador.

Desinstalação dos aplicativos

O primeiro passo é fazer a desinstalação dos programas, mas o método a ser feito é diferente do convencional. Para removê-los, é necessário usar o Powershell. Veja como fazer:

publicidade
  1. Procure por “Powershell” no “Menu Iniciar” e execute-o como administrador;

    Reprodução

  2. Entre com o comando: Get-AppxPackage. Ele listará os programas que vieram pré-instalados com o Windows;

    Reprodução

  3. Localize na lista os itens que deseja remover;

    Reprodução

  4. Utilize este comando para remover o programa desejado: get-appxpackage *NOME DO PACOTE* | remove-appxpackage.

    Reprodução

Para facilitar, o Olhar Digital separou o nome dos pacotes dos principais jogos que vem pré-instalados no Windows 10. Segue a lista:

  • king.com.CandyCrushSodaSaga_kgqvnymyfvs32
  • A278AB0D.MarchofEmpires_3.4.0.7_x86__h6adky7gbf63m
  • Microsoft.MicrosoftSolitaireCollection_8wekyb3d8bbwe
  • king.com.BubbleWitch3Saga_4.8.4.0_x86__kgqvnymyfvs32

Dependendo da versão do Windows 10 que você instalou, o número de jogos pré-instalados no computador pode variar. Portanto, verifique os jogos que estão em sua máquina com a lista que você obteve pelas etapas acima.

Prevenindo novas instalações dos aplicativos

Como dito anteriormente, mesmo após a desinstalação destes jogos, alguns deles acabam voltando para o computador quando o Windows realiza uma atualização. Para resolver isto, é necessário fazer uma alteração no registro do sistema. Siga estes passos:

  1. Aperte as teclas “Win + R” e entre com o comando “regedit”. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Pela coluna da esquerda, acesse este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\CloudContent. Caso esta pasta não exista, clique com o botão direito na pasta do Windows e vá em “Novo chave” para criá-la com o nome “CloudContent”;

    Reprodução

  3. Na parte direita da janela, clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco e vá em “Valor DWORD (32 Bits). Dê o nome: DisableWindowsConsumerFeatures;

    Reprodução

  4. Clique com o botão direito em “DisableWindowsConsumerFeatures” e vá em modificar. Deixe a configuração igual a imagem abaixo e clique em “Ok”;

    Reprodução

  5. Reinicie o computador.

Se por algum motivo você desejar os jogos de volta, você ainda consegue instalá-los através da Windows Store. Os passos realizados acima não interferem nas atualizações do sistema.