Serviços oferecidos pelos Correios geralmente são os mais usados por empresas de e-commerce para realizar a entrega de produtos comprados pela internet. E, com a ansiedade batendo para a encomenda chegar logo, a possibilidade de rastrear a compra acaba sendo uma maneira de acompanhar o transporte até o endereço de entrega.

O rastreamento de encomendas envolve um código do produto que está em trânsito e que é fornecido pelo responsável pelo envio – quem postou a entrega em uma agência dos Correios recebe o código para repassar para o destinatário da encomenda. Com ele em mãos, você pode acompanhar todos os passos do produto a partir do momento em que ele entra na agência até quando ele chega ao destino.

É bem fácil conferir o status da sua encomenda. Os próprios Correios disponibilizam uma ferramenta para rastreamento que pode tanto ser usada pelo computador, quanto também pelo celular com aplicativos disponíveis para smartphones. Abaixo explicamos como você pode fazer para usar o recurso:

Rastrear encomenda dos correios pelo computador

Quando você estiver na frente do computador, a melhor forma de conferir a localização da sua encomenda é fazendo o rastreamento a partir do site oficial dos Correios. É possível fazer isso seguindo esses passos:

publicidade
  1. Acesse este link e entre com o código da encomenda a ser rastreada. Clique em Buscar;

  2. Confira qual a situação da entrega. Caso apareçam os status Aguardando pagamento e Liberado sem tributação, você deverá encontrar o botão Pagar, conforme mostra a imagem abaixo;

  3. Faça o login no site dos correios. Caso você ainda não tenha uma conta, clique em Cadastrar-se no idCorreios;

  4. Agora, selecione se o pagamento da taxa será feito com o cartão de crédito ou via boleto bancário e clique em Finalizar. Lembre-se que pagamentos via boleto podem levar até 3 dias úteis para serem processados.

O pagamento desta taxa para Despacho Postal – que custa R$ 15 – fica disponível por apenas 30 dias e se aplica somente para encomendas internacionais. Caso você não realize o pagamento durante este período, a encomenda será enviada de volta ao lugar de origem. Essa taxa é cobrada pelos Correios e não tem relação alguma com a Receita Federal.

Além disso, também existe outra opção dentro do site WEBSRO. Diferente do site oficial dos Correios, ele mostra exatamente em qual agência dos correios está a sua encomenda, mesmo que ela seja apenas de tratamento e não de distribuição, sendo necessário informar apenas o código de rastreio.

A única desvantagem deste serviço fica por conta da interface, que apesar de ser um pouco mais simples, acaba deixando os dados um pouco confusos de serem interpretados. Ainda assim, é uma maneira simplificada e rápida de saber onde exatamente está aquela compra que você tanto aguarda.

Rastrear encomendas dos correios pelo celular

Também é possível fazer o rastreamento das encomendas a partir de aplicativos disponíveis para celular. Os Correios oferecem opções tanto para quem usa Android quanto para quem tem um iPhone. Confira abaixo como fazer no Android:

  1. Acesse a Google Play e faça o download do SRO Mobile dos Correios;
  2. Preencha as informações solicitadas como sugere a imagem abaixo. Ao finalizar o processo, clique em Salvar;

    Reprodução

  3. Se o produto ainda estiver em trânsito, ele será listado na parte de Pendentes, caso contrário, ele deve ficar em Entregues. A coluna arquivados serve apenas para os itens que você não quer ver mais informações.

    Reprodução

Para o iPhone, repita as etapas descritas para o Android e pronto – você vai conseguir rastrear encomendas do iOS. O aplicativo SRO Mobile está disponível na App Store e pode ser baixado por aqui.

Além do aplicativo oficial, você também pode utilizar o WEBSRO, que foi mencionado acima para obter alguma informação de rastreamento.

Os prazos de entrega

O tempo para um produto chegar até o seu destinatário final depende de uma série de fatores, como a região, peso, tipo do serviço contratado e outras opções selecionadas pela parte responsável pelo envio. Sendo assim, a melhor forma de saber com precisão o prazo para a sua entrega, é utilizando o “Cálculo de preços e prazos de entrega”.

Reprodução

Para utilizar a ferramenta, entretanto, é preciso ter o CEP de origem e de destino, além de informações mais específicas como o peso do produto e qual o tipo de embalagem utilizada para o seu envio.