Ao navegar na internet, você deve manter a preocupação com os seus dados que circulam nela, ainda mais em casos recentes envolvendo grandes empresas que tiveram dados de seus usuários expostos de maneira incorreta. O navegador Firefox, por sua vez, com as últimas atualizações, vem implementando algumas ferramentas para aumentar a privacidade de seus utilizadores, tal como um bloqueador de rastreadores online nativo para sites.

O recurso, por enquanto, está disponível apenas na versão de computadores do navegador, mas não vem habilitado por padrão. A seguir, confira como navegar com mais privacidade utilizando o Firefox:

  1. Certifique-se que o Firefox esteja na versão 63 ou superior. Você pode fazer o download dele por este link ou, se preferir, vá em seu menu de “Ajuda” e entre em “Sobre o Firefox” para atualizá-lo;
  2. No navegador, clique no ícone representado por “três linhas” e entre em “Opções”;

    Reprodução

  3. Na página que abriu, vá em “Privacidade e segurança”;

    Reprodução

  4. Agora, em “Todos os rastreadores detectados”, coloque “Sempre”;

    Reprodução

  5. Para ainda mais privacidade, habilite também o “Cookies de terceiros” e escolha uma das opções disponíveis.
    Reprodução

Anteriormente, para ter mais privacidade ao navegar com o Firefox ou até mesmo com o Chrome, era necessário instalar extensões adicionais, que podiam deixar os browsers mais lento. Vale lembrar que, assim o como próprio navegador ressalta, desabilitar todos os itens de rastreio pode implicar em problemas com algumas páginas específicas, mas também é possível definir sites que não serão afetados por este recurso.

Além de bloquear os rastreadores com as funções exibidas acima, o Firefox também traz opções para apagar os cookies dos sites acessados automaticamente. E, por fim, existe uma função para avisar aos sites em que entrar para eles não te rastrearem. Assim, quando esta função estiver ativa, os sites não lhe trarão propagandas baseadas no tipo de conteúdo acessado pelo navegador.

publicidade