O Windows 10 recebeu a sua grande atualização este mês e, como de costume, mesmo após ter finalizado o processo, pode ser que você tenha acabado com menos espaço em disco. Isso ocorre porque após realizar uma atualização do Windows, os arquivos dela não são automaticamente apagados.

Se você está nesta situação, saiba que é possível apagar manualmente os arquivos de atualização para liberar espaço em disco. Veja como prosseguir:

Aviso importante

Antes de prosseguir com os processos para apagar os arquivos de atualização do Windows fica um aviso: ao apagar este conteúdo, não será possível reverter a atualização do Windows, que o deixaria na versão anterior.

publicidade

A forma oficial

Já faz algum tempo desde que a Microsoft vem incluindo no sistema algumas ferramentas para liberar espaço em disco. No meio destas opções, está também uma função que apaga os arquivos de atualização mencionados acima. Confira como usar o recurso:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows;
  2. Entre em “Sistema”;

    Reprodução

  3. Clique na opção “Armazenamento” e em “Liberar espaço agora”;

    Reprodução

  4. Marque as opções “Instalação(ões) anterior(es) do Windows”, “Arquivos de log da atualização do Windows” e clique em “Remover arquivos”.

    Reprodução

Este é o procedimento oficial para remover qualquer resíduo do Windows Update e de instalações anteriores do sistema. O tamanho a ser liberado, é claro, dependerá de você já ter realizado este processo anteriormente ou não.

Fazendo manualmente

A forma que o Windows oferece para apagar os arquivos é segura, mas alguns usuários tiveram problemas com ela nesta atualização de outubro que o sistema recebeu. Sendo assim, saiba como apagar os arquivos manualmente:

  1. Pelo “Menu Iniciar”, abra o “prompt de comando” como administrador;

    Reprodução

  2. Entre com o comando: cd %Windir%\SoftwareDistribution; 

    Reprodução

  3. Agora, para apagar os arquivos atualização que ficam no Windows, use o comando: del /f /s /q Download;

    Reprodução

  4. Já para apagar a pasta “Windows.old”, o caminho é pouco mais longo. Primeiro, entre com o comando: cd\;

    Reprodução

  5. Então, entre com o comando: TAKEOWN /f Windows.old /a /r. Caso apareça uma mensagem, aperte “S” para continuar. Este processo deve demorar;

    Reprodução

  6. Agora, entre com o comando: Attrib -r -a -s -h C:\Windows.old /S /D;

    Reprodução

  7. Por fim, utilize o comando: RD /s Windows.old e aperte “S”.

    Reprodução

Em alguns sistemas, dependendo da configuração do UAC do Windows, pode ser que você não consiga apagar a pasta “Windows.old” manualmente. Caso isto lhe ocorra, será necessário utilizar o método oficial demonstrado ou aguardar trinta dias para que ela seja apagada automaticamente.