Ao utilizar o Windows ou qualquer outro sistema por algum tempo é inevitável que você acabe com muitos arquivos na máquina, ainda mais se for contar os downloads que estão sendo feitos de forma cada vez mais rápida. No Windows, por muito tempo, para se apagar arquivos temporários do sistema era necessário realizar uma limpeza manual, que além de não ser prática, a maioria de seus usuários não a usavam, recorrendo a aplicativos de terceiros para a tarefa.

Felizmente, na atualização de outubro para o sistema, a Microsoft implementou um recurso que consegue realizar uma limpeza nestes tipos de arquivo de forma automática chamado de “Sensor de armazenamento”. A seguir, confira como habilitar esta função para ter espaço em disco liberado de forma automática no Windows 10:

  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows e entre em “Sistema”;

    Reprodução

  2. No menu que está na parte esquerda da tela, procure pelo item “Armazenamento” e clique nele;

    Reprodução

  3. Em “Sensor de armazenamento” na parte direita da tela, habilite a sua chavinha.

    Reprodução

Neste momento, ao deixar esta opção ativa, o Windows 10 começará a monitorar os arquivos antigos e temporários para fazer a sua exclusão de forma automática. Entretanto, o processo ainda pode ser aprimorado com algumas regras definidas a serem definidas por você. Veja:

  1. Na mesma janela em que você estava no último passo, clique em “Alterar o modo de liberar espaço”;

    Reprodução

  2. Na parte “Arquivos temporários”, selecione as opções que se adequam a você.

    Reprodução

Outra opção importante, também presente nesta última janela, fica por com a opção “Liberar espaço agora”. Assim como o seu nome sugere, caso você não queira aguardar o processo ser realizado de forma automática, basta utilizar o botão “Limpar agora”.

publicidade

Pronto! Depois de ter realizado estas configurações, automaticamente o Windows 10 cuidará da limpeza de seus arquivos temporários. É claro, que por ser uma ferramenta nativa do Windows e desenvolvida pela Microsoft, nem sempre ela será tão eficiente quanto uma limpeza feita por programas de terceiros, que precisam ser executados manualmente. Caso queira saber mais sobre eles, veja esta seleção de programas para este fim feita pelo Olhar Digital.