A Microsoft surpreendeu muitos usuários ao anunciar a chegada de distribuições Linux à loja do Windows. Voltado para desenvolvedores, o recurso permite a instalação de subsistemas conhecidos, como Ubuntu, Open SUSE e SLES. Tudo isso pode ser feito com poucos cliques e com download direto na Microsoft Store.

Para instalar uma distribuição Linux no seu computador, é preciso ter um processador de 64 bits rodando na máquina e o Anniversary Update (Versão 1607) ou versão superior. Além disso, tenha em mente que se trata de versões mais simples do sistema voltadas para desenvolvedores. Confira a seguir o passo a passo para rodar Linux no seu Windows 10.

publicidade

1. Procure pela distribuição Linux desejada na Microsoft Store: Ubuntu, OpenSUSE ou SLES;

2. Clique no botão de download da distribuição;

publicidade

Reprodução3. Enquanto o sistema faz a instalação, clique na caixa da Cortana e pesquise por “Ativar ou desativar recursos do Windows”

Reprodução4. Na janela que aparece, marque a opção “Subsistema do Windows para Linux” e pressione OK;

publicidade

Reprodução5. Aguarde até o fim da instalação. Será necessário reiniciar o seu computador antes de prosseguir;

ReproduçãoObservação. Lembre-se de conferir se o download da distribuição Linux já está concluído;

publicidade

6. Após reiniciar, vá até o menu Iniciar e abra a distribuição do Linux que você acabou de baixar;

Reprodução7. Seja qual for a distribuição baixada, será necessária que esta faça uma instalação. É preciso criar um nome de usuário UNIX e uma senha;

ReproduçãoObservação. Como são recursos voltados para desenvolvedores, as distribuições Linux trazem apenas linhas de comandos. No entanto, é possível instalar interfaces gráficas com algum esforço;

Pronto! Agora você já sabe como instalar as distribuições Linux no Windows 10.