Além de trabalhar constantemente para trazer melhorias ao Chrome, o Google também está começando cada vez mais a investir em aplicativos para web, também chamados de PWA (Progressive Web App), muito utilizados no Chrome OS, o sistema operacional da empresa para Chromebooks. O último app desta lista é justamente o Chrome Canvas, que permite aos seus usuários fazerem desenhos de forma descomplicada, seja no computador ou em dispositivos móveis que possuam o navegador da empresa instalado.

A sua utilização tanto no Android quanto no computador é bem simples e pode ser feita sem instalar nada, mas é recomendado que a sua instalação seja feita mesmo assim para ter um acesso mais fácil ao app sempre que precisar dele. Então, confira abaixo neste tutorial como instalar o Chrome Canvas no Android ou no computador.

Como instalar o Chrome Canvas no Android

Diferente do que ocorre com uma instalação comum de outros aplicativos, a instalação do Chrome Canvas não se dá pela Google Play, apesar de ela ainda se tornar necessária para um dos passos que serão realizados. Veja:

  1. Acesse a Google Play e certifique-se que o Google Chrome esteja atualizado para a sua última versão;
  2. Agora, abra o Google Chrome e acesse este link. O Chrome Canvas deverá ser carregado como um site.

    Reprodução

Depois que o Chrome Canvas estiver carregado como se fosse um site, é necessário realizar mais uma etapa para que ele seja instalado como um aplicativo. Siga estes passos:

publicidade
  1. O site deve demorar um pouco para ser carregado. Ao abri-lo, ainda não toque em “Primeiros passos”. Aguarde até que surja uma mensagem na parte de baixo escrito “Adicionar o App Canvas à tela inicial”. Clique nela;

    Reprodução

  2. Uma mensagem surgirá e você deverá tocar em “Adicionar”. Ao receber uma notificação, o Canvas estará instalado e você encontrará um atalho para ele na tela inicial do Android.

    Reprodução

Após ter realizado estes passos, ao invés de precisar abrir o Chrome toda vez para usar o Canvas, será possível utilizá-lo como se ele fosse um aplicativo comum do Android.

Como instalar o Chrome Canvas no computador

O processo de instalação do Canvas no computador é um pouco similar ao que foi feito para adicioná-lo no Android, mas existem algumas diferenças, que são explicadas abaixo. Veja como fazer:

  1. Assim como foi feito no celular, certifique-se que o Google Chrome esteja atualizado para a última versão;

    Reprodução

  2. Agora, acesse este link. Ele é o mesmo que foi utilizado no Android para o Canvas ser acessado;

    Reprodução

  3. Depois que o site estiver aberto, clique no ícone representado por “três pontos” e vá em “Instalar Chrome Canvas…”;

    Reprodução

  4. Na janela que aparece, clique em “Instalar”.Após ter a sua instalação concluída, um atalho para o Chrome Canvas aparecerá em sua área de trabalho e ele poderá ser utilizado como um programa do Windows. 

Vale lembrar que para realizar as criações no Canvas não é necessário utilizar uma conta do Google, já que elas podem ser exportadas como um arquivo de imagem no formato PNG. Entretanto, ao utilizar a sua conta do Google, as criações feitas dentro do app ficam salvas automaticamente na nuvem, apesar de não aparecerem no Google Drive como arquivos.

Pronto! Agora, você já sabe qual é o caminho mais fácil para utilizar o Chrome Canvas no computador ou em seu celular com o Android.