O Google Fotos é um excelente aplicativo, mas precisamos reconhecer que algumas partes essenciais do seu funcionamento no Android não fazem muito sentido, como o uso de armazenamento. Por exemplo, é normal que o app ocupe mais de 1 GB de armazenamento interno ou até mesmo casos de 10 GB, como mostra a discussão dentro desse forum.

Ironicamente, um dos pontos fortes do Google Fotos é que você pode liberar espaço no seu smartphone fazendo backup de suas fotos na nuvem e então pode exclui-las do seu celular justamente para… ganhar espaço!

No entanto, o aplicativo em si “engorda” com o tempo, e você deve tomar a iniciativa de limpá-lo periodicamente.

Primeiro vamos liberar espaço eliminando as fotos do seu celular, afinal elas já estão na nuvem do Google Photos. Vá para as configurações e toque em Desbloquear espaço do dispositivo. Isso vai remover as fotos do armazenamento local e, liberando bons megabytes ou mesmo até gigabytes de espaço.

publicidade

Reprodução

Passo seguinte, excluir os dados que comem espaço extra

Agora é a parte em que tiramos a gordura desnecessária. Vá nas configurações do Android, escolha a opção “Aplicativos” e, em seguida, busque por “Fotos” na lista que aparece. Clique no ícone e, na tela que se abre e escolha a opção “armazenamento”.

Então você verá a quantidade de dados que está ocupando espaço em seu celular. Para apagar clique no botão limpar dados e depois em limpar cache.

Reprodução

Isso não apagará suas fotos, que estão seguras em seu celular e também na nuvem do Google. A única coisa que você perderá é a configuração do aplicativo.

A próxima vez que você abrir o Google Fotos, será como se você tivesse acabado de instalá-lo . Você deve reconfigurá-lo, embora, após o login, o processo seja muito rápido. O que mais incomoda é ficar clicando em todas as dicas e assistentes de informação.

E sim, a solução é apenas momentânea. À medida que você usa o Google Fotos, ele começa novamente a monopolizar o espaço de armazenamento do seu celular. Até que o Google não inclua um limite ou uma maneira de controlá-lo a partir do aplicativo, sua única alternativa é apagar os dados periodicamente toda vez que você perceber que ele começou, novamente, a ocupar muito espaço. Não é a maneira mais confortável, mas funciona.