Ao comprar um telefone celular, você sempre espera não ter problemas com o aparelho, mas em eventuais situações pode se tornar necessário entrar em contato com a marca dele para resolver um problema. Apesar das leis do Brasil serem similares quanto a garantia de produtos, o processo para levar o aparelho até uma assistência ainda varia bastante dependendo de sua fabricante.

Para lhe ajudar a saber um pouco mais como funcionam os processos das assistências técnicas no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com as maiores marcas de smartphones, como a fabricante Sony. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Sony no Brasil.

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O atendimento é feito online e/ou presencial em centros autorizados?

O atendimento ao usuário está disponível online via chat e e-mail no site da Sony Mobile, que pode ser acessado por este link. Além desse canal, caso o consumidor prefira, o contato com a empresa também pode ser feito pelo telefone 11 4001-0444 ou pelo seu aplicativo de suporte, que está disponível na Google Play.

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Como se encontra a assistência técnica autorizada mais próxima?

Para encontrar uma assistência técnica autorizada da Sony, o melhor caminho é entrar em contato com a fabricante pelo telefone 11 4001-0444 ou pelo 0800 884 0444. Caso não tenha uma assistência técnica autorizada por perto, o consumidor receberá informações sobre pontos de coleta ou como proceder para enviar o seu aparelho via Correios.

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Como saber se o aparelho ainda está na garantia?

A garantia limitada dos aparelhos Sony Mobile no Brasil é válida por 12 meses, contados a partir da data de compra. Para obter mais informações, o consumidor pode acessar a área de Configurações do aparelho e seguir o passo a passo: “Configurar > Sistema > Sobre o dispositivo > Informações legais no seu dispositivo > Informações importantes”.

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Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?

Atualmente, a maioria dos consertos realizados pela marca não ultrapassam dois dias quando feitos em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Já para o caso de outros estados, é necessário adicionar o prazo de transporte dos Correios até a chegada do aparelho em uma assistência.

O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?

O processo de reparo realizado pela Sony não envolve o empréstimo de um aparelho reserva para seu consumidor. 

Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?

A garantia do aparelho só é válida quando o consumidor apresenta a nota fiscal emitida pelo revendedor ao comprador original, informando a data da compra e o número de série. Mas fica violada quando for identificado que o defeito foi causado por desgaste normal ou uso inadequado, provocado por acidentes, modificações ou ajustes, além de ocasionados por substâncias líquidas fora dos níveis aprovados. Para evitar danos, o consumidor deve utilizar de forma segura o dispositivo e evitar derrubar, jogar ou dobrar o aparelho, por exemplo, além de estar atento para não utilizar outros acessórios que não sejam originais da Sony Mobile, como carregadores de bateria e cabos USB.

Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado?

Durante o período de garantia, o produto que apresentar vício será reparado, ou restituído, dependendo da circunstância, conforme foi explicado acima.