Quando você utiliza programas no computador que fazem uso da internet, ela inevitavelmente começa a ficar lenta. Infelizmente, nem todos os softwares possuem opções para restringir a velocidade consumida da internet, e podem utilizar mais conexão do que precisam para trabalhar bem.

Se você está procurando uma forma de controlar melhor o uso da internet para seus aplicativos, é necessário instalar um aplicativo específico para esta finalidade, como o Tmeter. Através dele, é você quem definirá o quanto cada programa terá de sua conexão. Veja como usá-lo:

publicidade
  1. O programa está disponível para download através deste link;
  2. Durante a sua instalação, ele pergunta se você deseja instalá-lo por completo, ou apenas alguns de seus componentes. Para este tutorial, opte pela instalação completa;
  3. Ao abri-lo pela primeira vez, ele trará uma notificação que não tem nenhuma rede definida. Clique em “Ok”. Agora, na coluna da esquerda, vá até “Services > Network Interfaces”;

    Reprodução

  4. Ao lado direito, você verá a lista com as placas de rede ou WiFi que você possui na máquina. Selecione a desejada, confirme se você está em uma rede pública ou privada (se você não tiver certeza, é possível alterar depois), e clique em “Apply”.

    Reprodução

Agora que o programa está monitorando a nossa conexão, nós temos que adicionar os processos em que desejamos limitar a velocidade. Siga estes passos:

  1. Na tela inicial do programa, procure por “Process definitions”, e clique em “Add”;

    Reprodução

  2. Agora, clique em “Add…”, e nesta nova janela em “Image file (path to .exe), clique no ícone de “…” para procurar pelo programa que terá a velocidade limitada. Clique em “Ok” e o programa estará adicionado na lista de processos. Por fim, clique em “Apply”.

    Reprodução

Com o programa e a rede sendo monitorados, o único passo que falta é criar uma regra para eles terem uma velocidade limite. Veja como criar a regra:

publicidade
  1. Novamente na tela inicial do programa, vá até “Configuration > Filterset”;
  2. Agora, selecione a opção “All traffic of My Computer”, e então Clique em “Add… > Rule”;

    Reprodução

  3. Na nova janela, dê um nome a regra em “Rule description”. Em source, selecione a opção “Local process” e escolha o programa que foi adicionado anteriormente. A tela ficará igual a imagem abaixo após configurada;

    Reprodução

  4. O programa voltará para a tela do passo 2. Clique em “Apply”. Agora, selecione a regra criada com o botão direito, e clique em “Add filter…”;

    Reprodução

  5. Na nova janela, clique em “Add rule” e repita o passo 3. Agora, marque a opção “Enable Speed Limit”, e coloque a velocidade máxima desejada em KBytes/sec. Por fim, clique em “Ok” e em “Apply”.

    Reprodução

Pronto! Agora o programa que foi adicionado no Tmeter já está com a velocidade limitada. Se preferir, você pode adicionar o Tmeter manualmente para iniciar com o Windows – afinal, ele não tem uma opção padrão para isto. Assim, sempre que você quiser limitar a conexão é necessário abri-lo, e usar a opção “Start Capture”, que fica na sua barra de ferramentas na parte superior do aplicativo.