O Google foi acusado de deixar o YouTube até cinco vezes mais lento em navegadores concorrentes do Chrome, entre eles o Firefox e o Edge. Veja a seguir um truque para fazer o seu carregamento ser até cinco vezes mais rápido nestas plataformas.

O processo varia conforme o navegador utilizado, mas é fácil de ser executado em todos eles. A diferença é notada no site de vídeos: o layout do YouTube antigo é trazido de volta, mas o usuário não perderá nenhuma funcionalidade.

publicidade

Firefox

No Firefox o processo é bem simples, apenas o download de uma extensão já será o suficiente para resolver o problema. Confira:

publicidade
  1. Acesse este link e faça o download da extensão YouTube Classic ao clicar em “+ Adicionar ao Firefox”;

    Reprodução

  2. Na notificação que aparece, clique em “Adicionar”;

    Reprodução

  3. Reinicie o navegador.

Pronto, ao acessar o YouTube você notará que o layout antigo está volta e o tempo de carregamento das páginas estará bem menor.

Reprodução

publicidade

Edge

O processo do Edge também envolve o uso de uma extensão, mas na verdade ela servirá para rodar um script que devolve o antigo layout do site. Siga estes passos:

publicidade
  1. Faça o download e instale a extensão Tampermonkey ao clicar em “Adquirir”;

    Reprodução

  2. Ao fim da instalação, uma notificação aparecerá no Edge pedindo a ativação dela. Clique em “Ativá-la”;

    Reprodução

  3. Acesse este link, clique em “Source Code” e copie o código-fonte do script;

    Reprodução

  4. Feito o download, ao lado da barra de endereços, clique no ícone do “Tampermonkey” e use a opção “Adicionar novo script…”;

    Reprodução

  5. Substitua tudo que está escrito pelo código que você copiou e clique em “Arquivo > Salvar”.

    Reprodução

No próximo acesso ao YouTube, a velocidade de carregamentos das páginas já estará normalizada. O script adicionado a extensão pode ser desabilitado a qualquer momento pelo atalho do Tampermonkey.

Reprodução

Safari

Se você está em um Mac e está sentindo esta lentidão no Safari, é possível utilizar este mesmo Script que foi mostrado para o Chrome com o Tampermonkey para Safari. As etapas para a instalação deles é a mesma.