O Brasil não vai adotar mais o horário de verão a partir de 2019, de acordo com decisão do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, sistemas operacionais como o Android podem alterar automaticamente o relógio do celular: Google e Motorola alertaram usuários para o fato. O Olhar Digital preparou um tutorial explicando o que fazer para evitar que a mudança automática de horário cause transtornos para a sua vida.

Pessoas que utilizam o celular como relógio ou despertador podem enfrentar problemas com o ajuste automático do relógio devido ao início do horário de verão (ou ausência dele). Para evitar complicações, existe uma pequena configuração para ser realizada no Android, que não deixará o celular ficar com a hora errada.

Como impedir o ajuste automático para o horário de verão

  1. Entre na tela de “Configurações” e vá em “Sistema”
    Reprodução

  2. Clique em “Data e hora” e desmarque a opção “Data e hora automáticas”. Caso apareça a opção de “Fuso horário automático”, também a deixe desmarcada.
    Reprodução

Depois de ter efetuado estes passos, o seu horário não trocará sozinho. Depois disso o ajuste manual do horário pode ser realizado na mesma tela em que foram desabilitadas as opções que estavam automatizadas.

Reprodução

Pronto! Desta forma, o celular ficará com o horário no modo manual, mas você não terá problemas com ele trocando de hora sozinho e de forma incorreta. Caso você utilize um iPhone, o processo para evitar problemas com ele está descrito nesta matéria.