Ao utilizar um celular com Android durante o dia, é bem capaz que a bateria dele já comece a ficar com a carga baixa de noite. Entretanto, ainda assim, você já deve ter se esquecido de desligar alguns recursos do celular como o Bluetooth ou o Wi-Fi, enquanto ele não está sendo utilizado em determinado horário.

A boa notícia é que este é um problema simples de ser contornado com a ajuda de aplicativos, que estão disponíveis na loja Google Play, que podem fazer, por exemplo, o celular entrar no modo silencioso automático. A seguir, veja como fazer o seu celular Android desabilitar automaticamente alguns recursos em determinado horário para economizar bateria.

Importante

Apesar de realizar uma função padrão do sistema, diferente do que se possa imaginar, o processo exibido abaixo não requer root. Caso simplesmente não o queira mais, tudo o que precisa ser feito é desinstalar o aplicativo ou apenas remover o que agendou dentro do app, como é explicado mais abaixo.

Como desligar recursos do Android automaticamente

O processo para fazer o Android desligar alguns recursos em um horário específico é bem simples. Abaixo, por exemplo, foi criado um evento que desliga automaticamente o Wi-Fi do aparelho. Confira como prosseguir:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Power Schedule;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, leia os seus termos de uso e, estando de acordo, toque em “Ok”;

    Reprodução

  3. Selecione a opção “Add event” e defina um nome para ele;

    Reprodução

  4. Então, clique em “Change time” e defina a hora em que deverá ocorre o evento.

    Reprodução

Após isto, é necessário configurar os outros dados que são solicitados, assim como sugere a imagem abaixo. Caso queira que o evento seja repetido, selecione os dias no campo abaixo;
Em “Event Type”, selecione qual o recurso do celular será desligado ou ligado, lembrando de escolher entre as opções “Turn on” para ligar ou, “Turn Off” para desligar.

O processo para desabilitar ou habilitar outros recursos do celular funciona da mesma forma. A única mudança que sempre precisa ser feita fica por conta do “Event type”, que age diretamente nos recursos do aparelho.

Pronto! Agora, basta deixar o programa rodando em segundo plano, que quando chegar o horário definido, o evento ocorrerá automaticamente. Vale lembrar que quando os eventos acontecem, caso você esteja utilizando o celular, nenhuma mensagem será exibida. O programa ainda traz também alguns recursos mais avançados, como desligar o aparelho por completo automaticamente, mas estes requerem root no aparelho.