Ao utilizar o Android por muito tempo, não é incomum que você se depare com vários aplicativos instalados nele e que ficam sem uso. A longo prazo, isto se torna um problema, uma vez que cada vez mais o espaço de armazenamento livre diminuirá e o aparelho começará a apresentar lentidão, devido a estar sobrecarregado com os processos sendo executados em segundo plano.

A solução para o problema, é claro, fica em desinstalar os aplicativos pouco utilizados, mas se a quantidade de programas a serem removidos é grande, a tarefa demandará tempo e será trabalhosa. Para tornar o processo um tanto mais prático, veja a seguir como desinstalar vários aplicativos de uma vez no Android:

Fazendo a remoção dos programas

Infelizmente, de forma nativa, o Android não tem um recurso para desinstalar mais de um programa por vez. Assim, para isto, será necessário fazer o download de um app gratuito na Google Play, mas que só ocupa 1.1 MB de espaço no aparelho. Veja como fazer:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do Batch Uninstaller;
  2. Selecione os aplicativos que deseja remover e clique no ícone representado por uma lixeira;

    Reprodução

  3. Para cada aplicativo a ser desinstalado, o Batch Uninstaller mostrará uma notificação, a fim de evitar que algo seja removido por engano.

    Reprodução

Pronto! Esta é a forma mais segura de fazer a desinstalação de mais de um aplicativo por vez no Android. Apesar do processo não ser automatizado, você consegue selecionar todos os programas que deseja remover de uma vez só, não ficando perdido em uma lista imensa de aplicativos que fica mudando a posição dos itens.

Quem possui o root no aparelho, por sua vez, consegue deixar o processo um pouco mais automático, apesar de ficar mais suscetível a erros e a riscos. Um programa recomendado para esses casos é o Bloatware Remover, que pode remover os aplicativos sem exibir a notificação para eles, além de poder desinstalar, também, programas que vem pré-instalados no celular.