Com o lançamento do Windows 95, a Microsoft mudou drasticamente a forma de utilizar os sistemas operacionais da década dos anos 90. Mesmo com novas versões do seu sistema, o visual do Windows 95 seguiu com pequenas alterações até o Windows XP, onde ainda era possível fazer algumas alterações para deixá-lo com aquela aparência nostálgica.

No Windows 10, por sua vez, as formas de imitar o visual do Windows 95 foram removidas do sistema, devido a alterações em diversas funções e recursos que foram implementados ao longo dos anos. A boa notícia, é que com o uso de algumas ferramentas, ainda é possível ter esse visual retrô em seu sistema. A seguir, veja como ter um tema do Windows 95 instalado em seu Windows 10.

Importante

O processo exibido a seguir, apesar de ser reversível conforme é explicado mais abaixo, realiza mudanças profundas no sistema. Desta forma, para evitar eventuais problemas como perder arquivos ou erros no Windows, é recomendado criar um ponto de restauração no computador, além de fazer backup do que considera importante em um pendrive ou HD externo.

Como instalar o tema do Windows 95

Além das ressalvas feitas acima, é preciso dizer que o tema é instalado individualmente por usuário. Ou seja, caso você tenha mais de um usuário no Windows e queira usá-lo em outras contas, será preciso repetir o processo em cada um dos usuários, além de requerer privilégios de administrador. Confira como prosseguir:

publicidade
  1. Acesse este link e realize o download do tema pelo botão “Download”, conforme está indicado na imagem abaixo;

    Reprodução

  2. Utilizando um programa de sua preferência para extrair o conteúdo do arquivo ZIP, ele deverá ser colocado nesta pasta: C:\Windows\Resources\Ease of Access Themes. Na mensagem que aparece pedindo privilégios de administrador, conceda a permissão.

    Reprodução

Agora que o arquivo foi extraído para a pasta correta do sistema, é necessário realizar uma configuração no Windows para que ele use a aparência proporcionada por este tema. Veja:

  1. Em um espaço livre de sua “Área de trabalho”, dê um clique com o botão direito do mouse nele e vá em “Personalizar”;

    Reprodução

  2. Na janela aberta, entre em “Temas” e vá em “Configurações de alto contraste”;

    Reprodução

  3. Habilite a chavinha de “Ativar o alto contraste” e selecione a opção “Classic” em “Escolher um tema”.

    Reprodução

Neste momento, você deverá notar que as cores do sistema já foram alteradas, mas ainda existe mais uma etapa opcional para deixar o tema ainda mais parecido com o Windows 95. Veja:

  1. Clique com o botão direito do mouse na “Barra de tarefas” e entre em “Configurações da Barra de Tarefas”;

    Reprodução

  2. Marque a opção “Usar botões pequenos da barra de tarefas”.

    Reprodução

Após ter realizado todo este procedimento, você terá o resultado parecido com o que está exibido na imagem abaixo.

Reprodução

Caso não queira mais utilizar o tema do Windows 95, tudo o que você precisa fazer é entrar novamente na parte de personalização do Windows e desativar a opção de “Alto contraste”, no mesmo local em que o tema “Classic” foi selecionado.

Pronto! Agora, você já sabe como matar a saudades do Windows 95 com este tema que foi criado para o Windows 10.