Hoje em dia é difícil alguém ter acesso à internet e não possuir uma rede Wi-Fi em casa ou no escritório. Afinal, cada vez mais os dispositivos que são utilizados no dia-a-dia dependem de uma conexão sem fio. O grande problema, por questões de privacidade ou segurança, é como esconder a sua rede para que ninguém se conecte a ela facilmente.

Através de uma simples configuração feita no roteador, felizmente, é fácil esconder a conexão Wi-Fi, sem que ela perca a funcionalidade. Confira no passo-a-passo do Olhar Digital como fazer a rede Wi-Fi ficar invisível e como se conectar a ela.

Obtendo o IP do roteador

O primeiro passo para poder fazer a configuração mencionada acima é obter o IP do roteador. Ele é necessário para que você possa acessar o seu painel de controle. Veja:

publicidade
  1. Abra o menu iniciar e digite “CMD”. Clique no “Prompt de comando” para rodá-lo;

    Reprodução

  2. Digite o comando: ipconfig;

    Reprodução

  3. Anote o número que aparece em “Gateway padrão”.

    Reprodução

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!

Fazendo a configuração

A configuração que precisa ser feita para a rede ficar invisível está na parte de configurações da conexão Wireless. Como cada fabricante adota menus com nomes e funções diferente. Veja a seguir como o processo é realizado em roteadores da TP-Link e D-Link.

Mesmo que o seu roteador seja de outra marca, este processo também pode ser realizado, porém, você encontrará mudanças na disposição dos menus e nomes dos recursos. Na maioria dos casos, o nome da função que você deverá procurar e desabilitar é “Enable Broadcast” ou “Transmissão do SSID”.

TP-Link

  1. Acesse o painel de controle do roteador no navegador de sua preferência. Tanto o login quanto a senha padrão dos roteadores TP-Link é “admin”, sem as aspas;

    Reprodução

  2. Vá em Wireless 2.4 GHz ou Wireless 2.5 GHz;

    Reprodução

  3. Deixe a opção “Enable SSID Broadcast” desabilitada.

    Reprodução

D-Link

  1. Acesse o painel de controle do roteador no navegador de sua preferência. O login padrão da D-Link é admin, enquanto a senha fica em branco;

    Reprodução

  2. Entre em “Wireless Connection” e vá em “Manual Wireless Connection Setup”;

    Reprodução

  3. Em Visibility Status, deixe a opção “Invisible” marcada;

    Reprodução

  4. Clique em “Save Settings”.

Em alguns firmwares, a D-Link nomeou esta opção como “Enable Hidden Wireless”. Caso você a tenha, basta habilitá-la.

Como se conectar a uma rede invisível

Conforme explicado no começo do tutorial, mesmo que a rede esteja invisível, você pode utilizá-la, contanto que você saiba o nome dela e sua senha. Abaixo, veja como se conectar à rede invisível no Android:

  1. Acesse a tela de “Configurações” e vá em “Conexões”;

    Reprodução

  2. Selecione a opção “Wi-Fi” e, ao notar que a rede não está na lista, clique em “Adicionar nova rede”;

    Reprodução

  3. Entre com o nome da rede, selecione o tipo de criptografia dela e coloque a senha. Clique em “Conectar” e aguarde o processo ser finalizado.

    Reprodução

No Windows, o processo também é parecido. Ao entrar nas configurações de rede, você terá a opção “Adicionar uma nova rede”. Por lá, basta prosseguir com os dados pedidos, tal como foi feito no Android.