Por se tratar de um sistema de código aberto, o Android permite a aplicação de mudanças significativas em cada versão. Uma destas vantagens, por exemplo, está presente na customização visual da interface.

O Olhar Digital listou as principais ferramentas disponíveis para quem quer dar uma cara nova ao aparelho. As opções listadas abaixo não requerem o root do aparelho.

publicidade

Launchers

Quando o assunto é repaginar o Android, a primeira recomendação é para os launchers. Nós separamos três aplicativos que abrem um grande leque de possibilidades para quem busca alterar a interface da plataforma:

publicidade
  • Nova Launcher – Um dos launchers mais populares disponíveis na Google Play, que surpreende pela facilidade de uso. Ele é gratuito e não traz propagandas, mas tem alguns recursos avançados pagos;
  • Evie Launcher – Opção nova que tem conquistado diversos usuários por ser completamente gratuita;
  • Action Launcher – Recomendado para usuários mais avançados, é o launcher que mais traz recursos para serem personalizados.

Além da mudança na forma como a tela inicial do aparelho funciona, todas as opções acima adicionam a possibilidade de fazer o uso do pacote de ícones. Usando as opções certas, você pode até deixar o Android parecido com o iPhone.

Papéis de parede

publicidade

A parte mais evidente da sua área de trabalho é o papel de parede. Não importa em qual página de aplicativos você esteja, ele sempre estará te acompanhando. Apesar da possibilidade de realizar  buscas manuais e usar qualquer imagem, existem aplicativos que contam com as opções certas já no formato ideal para smartphones. Confira algumas delas:

  • Muzei – Todo dia, automaticamente, o aplicativo definirá uma obra de arte para o papel de parede;
  • Zedge – Funcionando de forma parecida com uma loja virtual, você terá milhares de papéis de parede à sua disposição – a maioria deles gratuitos;
  • Deviantart – Uma das maiores comunidades para o compartilhamento de artes na internet também tem seu aplicativo para Android. As opções dentro dele são inúmeras, com novidades surgindo a todo instante.

Como usar as ferramentas mostradas e os pacotes de ícones

publicidade

Acima, você conferiu as principais ferramentas para personalizar o visual do Android. Se você não possui experiência com elas, veja um exemplo de como o Olhar Digital as utilizou:

  1. Na Google Play, baixe os aplicativos Evie Launcher e Zedge. Os links estão logo acima;
  2. Na primeira execução do Evie Launcher, conceda as permissões que achar necessário para o seu funcionamento;

    Reprodução

  3. Execute o Zedge e realize o download de algum tema ao navegar em suas categorias. Aqui, a escolha ficou para o tema Fall do iGalaxyTJ. Ao escolhê-lo, basta tocar no ícone indicado e em “Configurar papel de parede”.

    Reprodução

Com o novo papel de parede definido, é uma boa ideia trocar os ícones dos aplicativos padrão do Android. Siga estes passos:

  1. Toque e segure sobre uma área vazia da área de trabalho e vá em “Configurações > Pacotes de ícones”;

    Reprodução

  2. Clique em “Procurar mais pacotes de ícones” e procure pelo “Cleandroid UI”. Ele está na parte “grátis” da Play Store. Outras opções interessantes ficam para o Pix UI Icon Pack 2 e o Mixed – Icon Pack;

    Reprodução

  3. Ao abrir o “Cleandroid UI”, clique em “Apply Cleandroid UI” e selecione o “Evie Launcher”;

    Reprodução

  4. De volta ao menu de configurações do Evie Launcher, entre em “Pacote de ícones” e ative o “Cleandroid UI”;

    Reprodução

  5. Ao final destas configurações, você deve obter o resultado que mostra a imagem abaixo.

    Reprodução

Depois de aplicado o pacote de ícones, pode ser que você queira mudar alguns elementos como o tamanho, o número de colunas da tela inicial e outras configurações. Todas estas mudanças podem ser realizas a partir do menu de “Configurações” do Evie Launcher nas opções de “Tela inicial”.

Obtendo mais sugestões de temas

Acima, foi mostrada apenas uma opção de papel de parede com um pacote de ícones. O reddit AndroidThemes é uma boa fonte para você se inspirar. Por lá, os usuários postam diariamente combinações com diferentes ideias e estilos.

Dentre os aplicativos que foram apresentados neste texto, no Zedge, não esqueça de conferir as áreas de toques personalizados e widgets. Nelas, você encontrará algumas opções que vão além de um visual diferente.