Ao utilizar um celular com acesso à internet é bem comum que você sempre acesse um mesmo site, precisando abrir o navegador toda vez que quiser realizar esta tarefa. Apesar de algo simples de ser realizado, pode ser que você queira economizar um tempo para fazer o acesso a este mesmo site todo dia.

Por padrão, alguns sites até dão a opção de serem fixados na lista de sites ao abrir o navegador, mas uma solução ainda mais eficaz consiste em adicionar atalhos para os sites em sua tela inicial, assim como aplicativos são abertos no celular. A seguir, confira como ter atalhos para os sites que você mais acessa no Android ou iPhone.

publicidade

Importante

Para realizar a tarefa que foi mencionada acima não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional em seu aparelho, uma vez que o recurso fica presente nos navegadores que acompanham o sistema, sendo eles o Chrome para o Android e o Safari para usuários de iPhone.

Adicionando um site como atalho no Android

Assim como foi dito acima, o processo a ser realizado em aparelhos que rodam o Android dependem do Google Chrome e não existe qualquer restrição de site para ele possa ser realizado. Veja como prosseguir:

publicidade
  1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o site desejado;

    Reprodução

  2. Com o site devidamente carregado, toque no ícone representado por “três pontos”, que está ao lado da “Barra de endereços” e use a opção “Adicionar à tela inicial”;

    Reprodução

  3. Por fim, defina um nome para o atalho e clique em “Adicionar” e, então, toque em “Adicionar novamente”.

    Reprodução

Quando você abrir o site pelo atalho que foi criado, diferente do que ocorre no navegador, sua navegação será exclusiva nele. Ou seja, você não terá acesso a barra de endereços e a sua experiência dentro do site acabará sendo mais imersiva.

Adicionando um site como atalho no iPhone

O método utilizado no iPhone para a criação de atalhos é bem similar ao que foi apresentado no Android, possuindo apenas algumas mudanças em relação ao sistema e ao navegador utilizado. Confira:

publicidade
  1. Abra o Safari normalmente e entre no site desejado;

    Reprodução

  2. Clique no botão de “Compartilhar” conforme está destacado na imagem abaixo e utilize a opção “Tela de início”;

    Reprodução

  3. Por fim, defina um nome para o atalho e toque em “Adicionar”. Agora, o estalho já estará adicionado em sua tela inicial.

    Reprodução

Da mesma forma que ocorre no Android, o atalho criado para o iPhone também cria uma experiência imersiva, ocultando os ícones padrões de navegação de seu browser.

Pronto! Agora, você já sabe como ter um atalho para acessar mais facilmente os sites que você sempre abre no navegador do celular.

publicidade