O WhatsApp é um dos meios mais práticos para se conversar com os amigos, que tem muitos recursos para deixar as conversas descontraídas. Graças a adição do suporte as figurinhas, também conhecidas como stickers, fazer criações únicas de imagens para o aplicativo de mensagens tem se tornado algo cada vez mais divertido.

Com o uso das ferramentas certas, este recurso pode ser utilizado também como uma forma de criar emojis, sem ter que baixar aqueles teclados extras, onde você usará apenas uma ou duas de suas opções. A seguir, veja como criar os seus próprios emojis para serem utilizados dentro do WhatsApp com o Android:

publicidade

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

Criando o emoji

publicidade

Para a parte da criação de emojis, é claro, você pode obtê-los a partir de imagens na internet. Entretanto, para ter uma opção única e diferenciada, é mais legal criá-los e, para isto, você não precisa entender de edição de imagens. Confira:

  1. Acesse o site do Emoji Builder por este link;
  2. Para iniciar uma nova criação, clique em “Clear” e use as opções ao lado para adicionar elementos ao emoji;

    Reprodução

  3. Caso tenha alguma imagem que queira utilizar no Emoji, você pode usar a opção “Import”;
  4. Com o emoji pronto, clique em “Save” e aguarde o seu download ser realizado.

    Reprodução

Para que o WhatsApp adicione um pacote de figurinhas é necessário ter ao menos três imagens nele. Desta forma, é sugerido que, de começo, você crie pelo menos três emojis para começar. Depois do processo, é claro, será possível adicionar mais emojis ao mesmo pacote, conforme é explicado mais abaixo.

publicidade

Na ferramenta utilizada acima, o tamanho padrão do emoji é grande, assim como uma figurinha comum. Na parte direita do site, ao clicar no ícone representado por quatro setas, através das opções scale, X e Y, você consegue alterar o tamanho e posição dos elementos, podendo criar um emoji de verdade com o tamanho pequeno. Se preferir, o site também é compatível com computadores e você pode fazer a sua criação nele para então transferi-la para o celular.

Adicionando os emojis ao WhatsApp

publicidade

O processo para adicionar os emojis ao WhatsApp é um pouco mais chato, mas também não chega a ser complicado. Para ele, é necessário obter algumas ferramentas que auxiliarão o processo, como um gerenciador de arquivos.

A maioria dos celulares já conta com um programa deste tipo nativo e, neste tutorial, o passo-a-passo abaixo é feito com um celular da Samsung. Se preferir, na Google Play, existem opções como o ES File Explorer ou o Astro, que também podem ser utilizados. Veja:

  1. Abra o explorador de arquivos de sua preferência e entre na parte de armazenamento interno;

    Reprodução

  2. Dê um clique no ícone representado por “três pontos” e utilize a opção “Criar pasta”;

    Reprodução

  3. Escolha um nome para a pasta;

    Reprodução

  4. Agora, vá até a pasta de downloads do celular ou, se preferir, utilize a opção de itens recentes e mova todos os emojis que você fez para a pasta criada;

    Reprodução

  5. Na Google Play, realize o download do aplicativo “Figurinhas Personalizadas para WhatsApp”;
  6. Ao abrir a ferramenta, procure pelos emojis que você criou e, ao tocar nele, clique em “Adicionar ao WhatsApp” e em “Adicionar”.

    Reprodução

Depois de ter realizado todas estas etapas, os emojis já estão disponíveis no WhatsApp, porém como figurinhas. Para adicionar um novo emoji ao pacote criado, basta fazer a criação dele no site e copiar o arquivo PNG para a pasta onde estão os emojis. Então, repita o processo acima de adição de emojis com o Figurinhas Personalizadas para o WhatsApp.

Utilizando o emoji no WhatsApp

Agora que tudo está preparado, utilizar as figurinhas, é claro, é a parte mais fácil do processo. Confira:

  1. No WhatsApp, entre em uma tela de conversa desejada e toque no ícone do “Emoticon. Então, clique no ícone das figurinhas conforme está destacado na imagem abaixo;

    Reprodução

  2. Selecione a categoria que foi criada para seus emojis e selecione um deles.

    Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como ter os seus emojis personalizados para utilizar dentro do WhatsApp.